Filmes da UBI exibidos nos mais conceituados festivais de cinema do país

Três filmes realizados na licenciatura e no mestrado de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) vão estar em competição em dois dos mais importantes festivais de cinema nacionais, o FEST, em Espinho, de 24 de junho a 1 de julho, e o Curtas, em Vila do Conde, de 5 a 13 de julho.

“Sussurro” e “As Águas de Sua Mãe” vão estar em competição no FEST, em Espinho, que começa hoje, 24 de junho, e decorre até 1 de julho. Para além da exibição de filmes, o festival é também um dos maiores fóruns mundiais de formação na área do cinema e conta com a participação anual de centenas de realizadores de todo o mundo.

“Sussurro” é um filme de Fernando Cabral, foi produzido na UBI como projeto de final de Mestrado, em 2013. A curta-metragem venceu o Prémio do Júri no Festival UBICinema, tendo já sido exibida em várias mostras pelo país. Fez também parte da selecção oficial do Festival Internacional de Cortometrajes Cine a la Calle, na Colômbia, no passado mês de maio.

“As Águas de Sua Mãe”, de Paulo Lima, foi realizado em 2013, no âmbito do final de licenciatura em Cinema. Arrecadou igualmente o Prémio do Júri – para licenciatura – do UBICinema e já foi exibido em várias salas do país. “Sinfonia dos Loucos”, de Vasco Mendes, também produzido na UBI e estreado no mesmo festival em 2011, será novamente exibido, agora na secção Be Kind Rewind – Retrospective of FEST.

“O Homem que Remava o Barco”, que recentemente recebeu o Prémio do Público no Gardunha Fest, faz parte da selecção de filmes em competição do 22º Festival de Curtas de Vila do Conde, na secção Take One. O festival decorre entre os dias 5 e 13 de julho e o programa pode ser consultado aqui. “O Homem que Remava o Barco” é uma curta de ficção baseada na lenda do Barqueiro da Beira Baixa e resulta do projeto de mestrado de Bruno Rosa.

Desde 1993 que o Curtas de Vila do Conde tem consolidado a sua posição como divulgador das mais recentes tendências no cinema contemporâneo, conquistando um lugar de destaque no panorama europeu dos festivais internacionais de cinema. Só nos últimos anos passaram por este festival mais de 20 mil espectadores.

Sinopses

“Sussurro”, de Fernando Cabral

A história de uma mãe e da sua pequena filha, Ingrid. Medos e desejos cruzam-se ao enfrentarem a dor de uma ausência que se impôs na sua rotina. Juntas, percorrem uma pequena jornada, na qual simples gestos, histórias e sussurros transmitem força para acreditar.

“As Águas de Sua Mãe”, de Paulo Lima

Uma criança é isolada à nascença do contacto com a civilização pelos seus progenitores, crescendo na dualidade entre o espaço livre que o meio natural lhe proporciona e a sua casa onde vive um ambiente familiar autoritário e repressivo. Com a fuga da sua mãe, surge nela uma vontade de descobrir o que existe para além dos seus limites e, finalmente, para onde o rio corre. “As Águas de Sua Mãe” percorre a realidade, a memória e a imaginação de um ser que vive no limiar entre a natureza animal e a decadência da civilização humana, colocando também o espectador dentro desse ciclo onde o meio influencia o Homem. É um filme que trata o Cinema, também ele como um meio ou, se preferirem, um habitat para personagens e espectadores.

“O Homem que Remava o Barco”, de Bruno Rosa

Numa noite fria e traiçoeira de Outono, um barqueiro fanfarrão e avarento faz o favor de ajudar uma bela moça a atravessar o rio. No meio de uma longa espera e sob a ameaça de uma trovoada iminente, as palavras e a valentia do barqueiro vão ser postas à prova.


Conteúdo Recomendado