O Mosteiro de Santa Maria de Aguiar, em Figueira de Castelo Rodrigo, vai receber no próximo dia 10 de dezembro, pelas 21h30, a peça “Visitação à Ópera Sansão e Dalila de Camille Saint-Säen”, do projeto Ópera na Academia e na Cidade.
Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto Festival do Douro Superior, do qual o Município de Figueira de Castelo Rodrigo faz parte.
O projeto Ópera na Academia e na Cidade foi criado com o objetivo de “fomentar a atividade artística e cultural junto de diversas comunidades”, e terá o Mosteiro de Santa Maria de Aguiar como cenário idílico para apresentar este espetáculo.
A ópera conta com mais de 50 pessoas no elenco e na orquestra, tendo Pedro Rodrigues no papel de Sansão, Gisela Sachse como Dalila e Pedro Telles na pele de Grande Sacerdote de Dagon. A narração estará a cargo de Henrique Silveira. A Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade será dirigida pelo Maestro José Ferreira Lobo.
Sansão e Dalila é a história bíblica do Livro dos Juízes que relata parte dos conflitos entre Filisteus, que hoje se supõe serem gregos, e os Hebreus. Toda a ópera está centrada em torno do dueto de amor entre os dois personagens centrais.