Figueira de Castelo Rodrigo entrega primeiros cartões de seguro de saúde

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo entrega na terça-feira, dia do Feriado Municipal, os primeiros cartões do seguro de saúde gratuitos para os residentes no concelho, disse o seu presidente.

O autarca Paulo Langrouva (PS) disse hoje à agência Lusa que o Cartão de Saúde será entregue numa cerimónia a realizar pelas 11 horas no edifício dos Paços do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Na cerimónia serão concedidos “cerca de 25 a 30 cartões” a habitantes de todas as freguesias do concelho, que foram selecionados para esse efeito.

Os restantes munícipes receberão os documentos com a “maior brevidade possível”, indicou o responsável.

Paulo Langrouva lembra que o Cartão de Saúde possibilita acesso gratuito a serviços de saúde aos atuais 6.260 habitantes do município que fica situado junto da fronteira com Espanha.

“Um serviço gratuito, que envolve as consultas de clínica geral, de especialidades, e também os serviços de apoio aos nossos munícipes. Inclui, naturalmente, o transporte para a rede de clínicas que estão envolvidas”, explicou.

O autarca aponta que o objetivo da medida autárquica é “dar mais saúde, mais qualidade de vida, maior conforto e maior segurança também, em termos de saúde”, aos utentes do concelho, “principalmente àqueles que neste momento não têm médico de família”.

Paulo Langrouva sublinhou que o “Seguro de Saúde Municipal – Figueira Saudável” é “complementar ao sistema nacional de saúde”, adiantando que, pelas contas da autarquia, “mais de um terço dos residentes” não tem atualmente médico de família.

O Cartão de Saúde, com o custo anual de cerca de 300 mil euros, foi adjudicado pela autarquia, por concurso público, à seguradora Vitória Seguros, referiu.

O dia do Feriado Municipal, quando a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo assinala o arranque oficial do seguro de saúde, também vai ser aproveitado para inaugurar o novo espaço dos Serviços Técnicos, do Balcão do Munícipe e do Espaço do Cidadão.

Segundo a autarquia, trata-se de um espaço renovado “que vai servir melhor a população” local.

As comemorações do Feriado Municipal ocorrem na data em que se assinala o 351.º aniversário da Batalha da Salgadela, travada a 7 de julho de 1664, na qual as tropas portuguesas, sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram as tropas inimigas.


Conteúdo Recomendado