Antigo aluno da Universidade de Aveiro cria colmeia inteligente

Miguel Bento é um jovem engenheiro eletrónico que herdou do avô uma mão cheia de colmeias vazias que povoou com um enxame oferecido por um primo. Porém, Miguel percebeu depressa que estava a perder milhares de abelhas por ano.

Foi então que o jovem engenheiro resolveu criar uma “colmeia inteligente” climatizada, que permite controlar o estado dos enxames à distância na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (UA).

Engenheiro com mestrado em Eletrónica e de Telecomunicações pela UA, Miguel Bento resolveu unir o interesse pela apicultura ao conhecimento na área da eletrónica e criar um sistema que pudesse melhorar as condições de vida das abelhas, bem como facilitar o trabalho dos apicultores.

Miguel Bento juntou-se a Joel Oliveira e André Oliveira, dois outros antigos alunos da UA, nas áreas de gestão e design de produto e assim nasceu na Incubadora de Empresas da UA a Apis Technology, para desenvolver uma “colmeia inteligente”.

Ao fim de três anos de trabalho os antigos alunos da UA chegaram a um protótipo que possibilita a climatização automática do ambiente das abelhas, evitando mortes desnecessárias resultantes das variações de temperatura, e dotado de um sistema de monitorização que permite que os apicultores tenham acesso, em tempo real, a tudo o que se passa com os seus enxames.

O sistema é composto por vários sensores: humidade, temperatura na câmara de criação, temperatura no exterior da colmeia, peso, fluxo de abelhas a entrar e a sair e GPS. Esta monitorização pode ser feita de duas formas, como explica Miguel Bento. “Ou utilizando a colmeia Apis, que tem alguns sensores embutidos, ou então utilizando um kit de sensores que podem ser colocados em qualquer colmeia já existente”, cita o jornal online da UA.

Depois de os sensores estarem instalados na colmeia, o apicultor pode configurar os alertas que pretende receber – por exemplo, se um determinado peso foi atingido, se a temperatura ultrapassou determinado valor. Todos os avisos são gerados automaticamente numa plataforma online, a que o apicultor tem acesso. “A única excepção é quando há tentativa de roubo ou de derrube da colmeia pelo vento ou por um animal de grande porte. Neste caso o sistema envia um SMS para o apicultor”, indica o jovem engenheiro.

É também na climatização que a colmeia inteligente apresenta outra das suas vantagens, dado que o sistema termicamente eficiente possibilita que se diminua o número de perdas de abelhas nos meses mais frios, se promova um melhor desenvolvimento do enxame e consequente aumento da produção na primavera. A colmeia Apis tem uma eficiência térmica 50% superior às colmeias normais.

A colmeia Apis está a ser testada há nove meses por Miguel Bento, que actualmente tem mais de 20 colmeias e produz cerca de 150 quilos de mel por ano, e pelo apicultor austríaco Harald Hafner, podendo vir a “revolucionar” a apicultura.


Conteúdo Recomendado