O Festival é promovido pela Câmara Municipal de Seia e o Turismo Centro Portugal, sob os auspícios da WAFA – World Association of Festivals and Artists (responsável pela execução e acompanhamento dos mais importantes Festivais internacionais), e tem como principal ambição colocar Portugal na rota dos grandes festivais internacionais da canção, numa Europa onde proliferam os festivais deste género.
Mais do que uma competição, o Festival procura “promover e estimular a criatividade artística, a amizade entre crianças de diferentes nacionalidades, bem como proporcionar aos professores de música trocas de experiências, nomeadamente de técnicas de interpretação musicais e coreográficas”, refere o diretor do FICSE, Nuno Figueira.
Treze é o número de países que estarão representados no Festival, com crianças provenientes da Bulgária, Cazaquistão, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Lituânia, Moldávia, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia e Rússia.
Os participantes chegaram a Seia na quarta-feira e iniciaram ontem os ensaios das eliminatórias que ditarão os grandes vencedores de cada escalão, que serão conhecidos no dia 30, domingo, pelas 17 horas, durante a gala-concerto a realizar no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia. Ontem, os participantes foram recebidos na Câmara Municipal de Seia, pelas 17h30, a que se seguiu um desfile pela cidade. Paralelamente à componente competitiva, os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer o património cultural e natural do concelho.
Para avaliar o desempenho dos participantes a concurso, o Festival conta com um júri internacional, constituído por personalidades de relevo no mundo da música, de cada país representado.
Além de troféus, galardões e outras lembranças, o regulamento prevê a atribuição dos seguintes prémios: “Grand Prix” (vencedor absoluto do Festival) – 1000 euros; Prémio Maestro José Marinho, no valor de 1000 euros; e por escalão etário, 1º lugar – 500 euros; 2º lugar – 200 euros; e 3º lugar – 100 euros.