Festival do Azeite e Fumeiro em Proença-a-Velha

O 16º Festival do Azeite e Fumeiro irá decorrer nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Proença-a-Velha, onde a organização pretende promover um encontro entre tradição, inovação e animação para toda a família.

O certame é organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Junta de Freguesia de Proença-a-Velha e pretende “divulgar o melhor destes territórios, dinamizar a economia local e estimular a criatividade e o empreendedorismo no mundo rural.”

Além de comercializar os mais variados produtos regionais, a edição de 2018 do Festival do Azeite e Fumeiro destaca-se pela realização de workshops gratuitos ligados a estas temáticas.

O workshop “Azeite Bio”, conduzido pelas Sementes Vivas, realiza-se no dia 10 de fevereiro, pelas 15 horas, na Galeria do Núcleo do Azeite – Lagares de Proença-a-Velha. No dia 11, pelas 15 horas, no mesmo espaço, acontece o workshop “Dermocosmética com Azeite”, dinamizado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Já o espaço de live cooking recebe na tarde de sábado uma demonstração da produção da Chouriça de Santo António (tradicional de Proença-a-Velha) e no domingo conta com a presença do Chef Oscar, vencedor do concurso ‘Cook Off’ da RTP.

Nos dois dias não faltará música nem animação, com arruadas e concertos de grupos tradicionais durante todo o dia, realizando-se, no sábado pelas 20 horas, uma Grande Noite de Fados com Paula Carapeta, João d’Almeida e Carina Mateus.

Entretanto, os interessados podem inscrever-se no X Passeio de BTT Rota do Azeite, dia 11 de fevereiro, com partida e chegada em Proença-a-Velha. Inscrições no sítio da ACIN-Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova, em www.acin.com.pt.

 




Conteúdo Recomendado