Festival de Música Antiga em Castelo Novo

Núcleo Arqueológico de Castelo Novo

Ventus Nocturnus 2015 vai decorrer entre os dias 24 e 26, colocando em destaque a música escrita antes do século XIX, interpretada por réplicas de instrumentos da sua época.

A aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, vai receber o III Festival de Música Antiga de Castelo Novo – Ventus Nocturnus 2015. A organização é da autarquia em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal e o apoio da Antena 2 e da Junta de Freguesia. O certame decorre entre os dias 24 e 26 de julho.

“Este festival surge do crescente interesse a que temos assistido nas últimas décadas pela música do passado, em especial pela música escrita antes do século XIX. O trabalho intenso de musicólogos, construtores de instrumentos e intérpretes levou à redescoberta de um repertório de compositores e instrumentos, cuja memória, em muitos casos, se perdeu”, explica a autarquia, acrescentando: “Todo este trabalho permitiu a reconstituição dos ambientes sonoros dos séculos que nos precederam e é essa reconstituição do passado que é pretendida no Festival de Música Antiga de Castelo Novo”.

Ao longo de três dias, serão realizados vários espetáculos, onde surgirão compositores e obras, interpretados à luz das práticas dos períodos Medieval, Renascentista e Barroco, em instrumentos ou cópias de instrumentos originais, procurando reproduzir, nos nossos dias, as sonoridades do passado.

O início do certame é na sexta-feira, dia 24, às 21h45, com o Espetáculo de Abertura, no Largo dos Antigos Paços do Concelho. Além da música, o programa prevê teatro, uma prova de Vinhos e um ateliê para crianças a partir dos cinco anos.

Tudo em conjugação com as particularidades de Castelo Novo que “tornam esta aldeia histórica num local fascinante, pela aura de misticismo e transcendência que emana e que está muito presente nas sonoridades do passado que se pretendem dar a conhecer com este Festival, que irá decorrer de acordo com o seguinte programa”, conclui a organização.


Conteúdo Recomendado