Festival de Jazz e Blues e Street Food em Seia

Seia Jazz

De 21 a 23 de julho, as sonoridades do jazz e blues regressam ao parque verde do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela. A 18.ª edição do Seia Jazz & Blues promete três serões de animação, boa música e gastronomia do mundo.

O festival inicia esta sexta-feira, pelas 18h, horário de abertura das food trucks. A entrada para a área de gastronomia de rua é livre e pode ser complementada com o divertimento e boas sonoridades do Seia Jazz & Blues, a partir das 22h.

A primeira banda em palco será a “Big Band” da Escola Profissional da Serra da Estrela, que este ano se apresenta com o saxofonista João Mortágua.
A Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela é resultado dos conteúdos programáticos da disciplina de Projetos Coletivos de Improvisação. Com uma instrumentação muito variada, composta por instrumentos de sopro, bateria, piano, baixo elétrico, contrabaixo, guitarra e voz, os músicos são alunos e professores da Escola Profissional da Serra da Estrela, apresentando um repertório eclético, desde o jazz ao blues.

A banda residente tem, nesta edição, como convidado o saxofonista João Mortágua. Proveniente de Coimbra, João Mortágua foi músico do ano RTP/Jazz em 2017 e arrecadou o galardão de Melhor Álbum Jazz nos Prémios Play 2020. O músico e autor integra diversos projetos musicais e é líder dos seus próprios grupos de originais, com os quais editou já sete álbuns. Acaba de lançar o primeiro registo do seu projeto a solo HOLI (em parceria com o artista visual João Vasco Paiva) e o segundo álbum do seu sexteto “Axes”. Colidera ainda um trio e dois duos.

O segundo dia do festival abre, às 17 horas, com Vítor Bacalhau. O músico apresenta o seu segundo álbum Cosmic Attraction, um reflexo dos inúmeros concertos tocados pela banda nos últimos anos, e também de novas experiências e vivências na vida do músico.
Vitor Bacalhau fechou o pódio do European Blues Challenge 2018, que decorreu em março em Hell (Noruega). Foi a primeira vez que uma banda portuguesa alcançou tão importante galardão na Europa dos Blues.

A noite (22h) reserva um concerto com a americana Trudy Lynn. A talentosa cantora e compositora de Electric Blues e Soul, com 17 discos editados, é reconhecida pela forma enérgica, sincera e verdadeira como canta.
Em 2014 a sua canção I’ll Sing the Blues for you alcançou 1 on the BLUES CHARTS e
Foi nomeada cinco vezes para os Blues Music Award.

No domingo, às 17h, sobe ao palco Desidério Lázaro, reconhecido saxofonista português, com o projeto a duo de composições originais, desta feita com o consagrado pianista Daniel Bernardes. O seu oitavo álbum STILLNESS IN TIME, relata as sensações vividas na quietude do lar em período de confinamento. Influenciadas pela música clássica do período romântico, sem nunca abandonar o jazz, as composições abrem as portas à improvisação.

A descer o pano do festival estará Carmen Souza. No 10.º álbum, “Interconnectedness”, Carmen Souza expõe a vulnerabilidade trazida pela pandemia e a forma como todos estamos interconectados. A sua voz jazzística e única traz melodias refinadas, misturando as linhas do jazz com as sonoridades cabo-verdianas.

O Seia Jazz & Blues é uma iniciativa do Município de Seia e conta com a parceria da Escola Profissional da Serra da Estrela, do Conservatório de Música de Seia, do Festival DME – Dias da Música Eletroacústica e da DGArtes, através da Rede Teatros e Cineteatros Portugueses, na qual a Casa Municipal da Cultura está integrada.

A entrada no festival é gratuita durante a tarde, uma forma de proporcionar momentos musicais a todos. Os bilhetes para os concertos das 22h podem ser adquiridos na ticketline e na Casa Municipal da Cultura de Seia.

STREET FOOD TOUR
Integrado na segunda tour nacional, o parque verde do CISE também recebe, por estes dias, os Food Trucks.
Assente na itinerância e que tem como o objetivo democratizar uma experiência única de gastronomia e espetáculo de rua, o Street Food Tour 2023 é uma oportunidade para conhecer novos conceitos gastronómicos, dando a possibilidade ao público de experimentar comida do mundo e locais adaptadas à linguagem street food, este ano com espaço dedicado às Crianças.

Criado por duas mulheres, a Fátima Moura e a Teresa Santos, o Street Food Tour, que é também uma comunidade de food truckers, trazem comidas do mundo, de países muitas vezes longínquos, mas cujos sabores e aromas querem dar a conhecer.

Na sexta-feira o evento funciona das 18h às 23h, no sábado, das 12h às 24h e no domingo entre as 12h e as 22h.


Conteúdo Recomendado