Festival de Folclore em Pinhel

Festival De Folclore Foto Arquivo 2022

Promovido pelo Rancho Folclórico “A Flor do Campo”, de Souropires, em parceria com o Município de Pinhel, o Festival de Folclore – Vindimas 2023 está agendado para dia 17 de setembro (domingo), a partir das 15h00, no Largo dos Combatentes (em frente à Casa da Cultura).

Além do Rancho de Souropires, anfitrião do evento, participam neste Festival dois grupos convidados (a confirmar).

Rancho Folclórico “A Flor do Campo”, de Souropires
O Rancho Folclórico da Paróquia de Souropires “A Flor do Campo” foi fundado em fevereiro de 2002.
Souropires sempre foi uma aldeia muito rica em tradições e ao longo dos anos, crianças, jovens e grande parte da população tem dinamizado a aldeia com várias iniciativas, tais como o “Pedir das Janeiras”, a “Encomendação das Almas”, o “Desfile de Carnaval” e a “Festa das Vindimas”.

Foi no seguimento de uma destas atividades que surgiu a iniciativa de organizar um rancho folclórico. A ideia já andava no ar há algum tempo, até porque Souropires já tinha tido, em tempos, o rancho “Os Camponeses”.

Fez-se então uma recolha de canções da terra e da região, ensaiaram-se algumas danças e no Carnaval de 2002 o Rancho Folclórico da Paróquia de Souropires saiu à rua pela primeira vez.
“A Flor do Campo” foi o nome escolhido porque as pessoas que compõem este grupo são da aldeia e representam a classe trabalhadora, com os seus cantares tradicionais. Aliás, Souropires foi e continua a ser uma freguesia onde predomina a agricultura.
Atualmente conta com cerca de 40 elementos e apresenta marchas, canções de roda, viras e dança de fitas, entre outras, acompanhadas por acordeão, pandeiretas, ferrinhos, bombo, tabuinhas e matracas.


Conteúdo Recomendado