Evento: Começa em 2026-11-13 10:00:00

Pinhel promove 11ª edição do Beira Interior – Vinhos & Sabores

Beira Interio Vinhossabores
Início: 2026-11-13 10:00:00
Fim: 2026-11-15 20:00:00
Local do Evento: Centro Logístico de Pinhel
Entidade Promotora: Município de Pinhel | Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI)
Mais Informações: https://www.cm-pinhel.pt/

Pinhel prepara-se para receber mais um Beira Interior – Vinhos & Sabores, certame organizado pelo Município de Pinhel, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), que terá lugar no Centro Logístico de Pinhel, no fim de semana de 13, 14 e 15 de novembro.

Dedicado aos vinhos e sabores de uma região que abrange 20 concelhos dos distritos da Guarda e de Castelo Branco, o evento contará com um programa diversificado que inclui o Salão de Vinhos e Sabores, Provas Comentadas de Vinhos, Showcookings, um Jantar Vínico, uma área de restauração e vários momentos de música ao vivo.

De referir que este ano, e a título de novidade, o evento vai contar com a presença e participação de uma região convidada e a escolha recaiu sobre a Região Vitivinícola da Bairrada.

A dinamizar as provas de vinhos estarão Valéria Zeferino, diretora da revista Vinho – Grandes Escolhas, Tiago Macena, Master of Wine, e membros da Associação dos Escanções de Portugal.

Nos showcookings, destaque para a presença do Chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos (Viseu), distinguido com uma estrela Michelin, e jurado do Masterchef Portugal. O programa contará também com Rodrigo Meneses, do projeto Cozinha em Família, que irá partilhar a sua paixão pela cozinha tradicional portuguesa, e com o Chef Óscar Geadas, do restaurante G (Bragança), igualmente distinguido com uma estrela Michelin.

Destaque ainda para a tertúlia “Sabores com História – O Poder da Tradição na Promoção dos Vinhos e da Gastronomia”, que contará com a participação de Paulo Abreu (Meia Gaiola), de Rodrigo Meneses (Foodie) e da Associação dos Escanções de Portugal.

Este ano o evento volta a contar com a participação da artista Ekaterina Zavodun Pereira, que utiliza o vinho como elemento de expressão artística e que, desta vez, irá partilhar os seus conhecimentos através da realização de uma Masterclass.

Esta edição inclui ainda um Jantar Vínico que pretende proporcionar uma experiência enogastronómica diferenciada (inscrições limitadas).

Segundo a organização, “o Beira Interior – Vinhos & Sabores volta, assim, a afirmar-se como um espaço de encontro e promoção dos vinhos, da gastronomia e dos produtos regionais, dando a conhecer a riqueza e a diversidade de toda uma região.”

PROGRAMA

SEXTA-FEIRA 13

10h00/13h00: CONCURSO DE VINHOS “Escolha da Imprensa”
(Casa Metello de Nápoles – Pinhel)

17h00: APRESENTAÇÃO DO PROJETO ALDEIAS VINHATEIRAS – AMPV
(Salão Beira Interior – Vinhos & Sabores | Palco Principal)

18h30: INAUGURAÇÃO da 11ª edição do BEIRA INTERIOR – VINHOS & SABORES
com a presença do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida (Palco Principal)

19h30: NOA Violino Live Act (Palco Principal)

20h00: PROVA DE VINHOS COMENTADA: Beira Interior – Altitude e Terroir
Valéria Zeferino | Diretora da Revista Vinho – Grandes Escolhas
(Inscrição prévia obrigatória, no recinto do certame)

21h00: ENTREGA DE PRÉMIOS DO CONCURSO DE VINHOS “Escolha da Imprensa”
(Palco Principal)

21h30: READY SET BAND (Palco Principal)

23h00: DEDE DJ Sessions (Palco Principal)

SÁBADO 14

12h00: Abertura do Salão de Vinhos e espaços de Restauração

14h00 / 16h00: “THE WORLD IS WINE” | Wine Art Masterclass com Ekaterina Zavodun Pereira (Salão Beira Interior – Vinhos & Sabores | Palco Principal)

15h30: SABORES COM HISTÓRIA – O poder da Tradição na Promoção dos Vinhos e da Gastronomia.
À conversa com Paulo Abreu (Meia Gaiola), Rodrigo Meneses (Foodie) e Associação dos Escanções de Portugal.
(Salão Beira Interior – Vinhos & Sabores | Palco Principal)

16h30: SHOWCOOKING
Chef Diogo Rocha | Restaurante Mesa de Lemos (Estrela Michelin)
(Inscrição prévia obrigatória, no recinto do certame)

17h30: SARA PESTANA & FRANCISCO NEVES Live Music (Palco Principal)

18h30: PROVA DE VINHOS COMENTADA:
Uma Viagem pelos Vinhos da Beira Interior
AEP – Associação dos Escanções de Portugal (Inscrição prévia obrigatória, no recinto do certame)

19h30: SHOWCOOKING
Rodrigo Meneses | Cozinha em Família
(Inscrição prévia obrigatória, no recinto do certame)

20h00: JANTAR VÍNICO (Inscrições limitadas; informação adicional a divulgar em breve)
(Sala de Jantar Beira Interior – Vinhos & Sabores)

20h30: PROVA DE VINHOS COMENTADA:
Espumantes de Altitude vs Espumantes Atlânticos
AEP – Associação dos Escanções de Portugal (Inscrição prévia obrigatória, no recinto do certame)

21h30: JOANA MORAES & BAND Live Music (Palco Principal)

23h00: TOMMY DJ Sessions (Palco Principal)

DOMINGO 15

12h00: Abertura do Salão de Vinhos e espaços de Restauração

16h00: SHOWCOOKING
Chef Óscar Geadas | Restaurante G Bragança (Estrela Michelin)
(Inscrição prévia obrigatória, no recinto do certame)

17h00: PROVA DE VINHOS COMENTADA: Beira Interior – Altitude e Terroir
Tiago Macena | Master of Wine
(Inscrição prévia obrigatória, no recinto do certame)

18h00: TROVAS DA BEIRA – Grupo de Música Tradicional Portuguesa (Palco Principal)

20h00: Encerramento do certame


Conteúdo Recomendado