Festa do Pastor e do Queijo da Serra de Aguiar da Beira

Queijo Serra da Estrela

Aguiar da Beira faz parte da região demarcada de produção do Queijo Serra da Estrela que abrange 18 municípios.

Com o objetivo de degustar e divulgar este produto D.O.P e homenagear os homens e as mulheres pastores e produtores de queijo, que fazem destas atividades o sem modo de vida, o Município de Aguiar da Beira organiza anualmente, no primeiro domingo de março, a Festa do Pastor e do Queijo da Serra, na localidade de Mosteiro/Pena Verde, atraindo ao evento concelhio largas centenas de pessoas.

A Festa do Pastor e do Queijo da Serra inclui exposição e concurso pecuários de ovinos da raça bordaleira ( nas categorias: ovelhas adultas, carneiros , malatos e malatas) nos quais participam habitualmente cerca de 40 produtores locais .

No concelho existem, atualmente, entre 80 a 90 criadores de gado ovino, que cuidam diariamente de mais de 4 000 animais e produzem entre 20 a 25 toneladas de queijo por ano. São cinco as queijarias artesanais licenciadas e duas as unidades de transformação industrial que certificam o nosso Queijo Serra da Estrela.

Para além da mostra e prova do nosso melhor queijo e de um almoço regional abertos a toda a comunidade, a Festa do Pastor e do Queijo da Serra oferece, ainda, programa de animação variado com atuação de grupos locais e de um artista de projeção nacional.

Festa Queijo Aguiar 1

Conteúdo Recomendado