GNR da Guarda resgata coruja-do-mato

Gnr Guarda Resgate

O Comando Territorial da Guarda, através dos militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda, resgataram ontem, dia 28 de fevereiro, uma coruja-do-mato (Strix aluco), na localidade de Nespereira, no concelho de Gouveia.

Segundo a GNR da Guarda, o resgate aoconteceu “na sequência de um alerta por parte de um popular a dar conta de que o animal se encontrava preso no interior de um recuperador de calor, tendo a mesma entrado através da chaminé, os militares da Guarda deslocaram-se para o local, onde se depararam com o animal preso no referido recuperador, efetuaram o seu resgate. Os militares constataram que a ave não se encontrava ferida mas por precaução foi transportada para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, para recuperação e posterior libertação no habitat natural”.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.


Conteúdo Recomendado