Festa da Transumância e dos Pastores realiza-se este domingo em Seia

A transumância volta a cumprir-se em Seia, com a tradicional subida dos rebanhos e dos pastores à serra da Estrela em busca de melhores pastos.

Organizada pelo Município de Seia e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), em articulação com os pastores do concelho, a sétima edição da Festa da Transumância e dos Pastores celebra-se este domingo, dia 23 de junho, na aldeia da Folgosa da Madalena, com romaria das ovelhas à Festa de São João.

Ao final da tarde, pelas 18h30, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição. Desfilando, à vez, em volta da capela de São João Batista, os pastores pedem ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

Quinze dias depois, a 6 de julho, cumpre-se a transumância, uma iniciativa aberta à participação do público, que propõe acompanhar os pastores na viagem à serra da Estrela.

A viagem tem início no largo da Câmara Municipal, local onde o gado proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira) se concentra, pelas 07h30, e continua atravessando a cidade em direção à Montanha, prosseguindo pelos seculares caminhos da transumância, em direção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Pelo caminho estão preparadas degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge, um almoço com os pastores e um programa de animação.

Para participar na transumância é necessário realizar a inscrição na página de internet do Município de Seia. Para mais informações os interessados devem contactar o Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE através do número 238 320 300 ou do email recepcao@cise.pt e/ou contactar o Posto de Turismo de Seia através do número 238 317 762.

 


Conteúdo Recomendado