Feira de Artesanato e Design junta Cidades Criativas UNESCO na Covilhã

Fiada 2022

Arranca esta quinta-feira (31 de agosto) a FIADA – Feira Internacional de Artesanato, Design e outras Artes que vai decorrer no Jardim das Artes da Covilhã, até 3 de setembro
de 2023, com artesanato e design, exposições e instalações, oficinas e tertúlias, gastronomia e as atuações de Cláudia Pascoal, Sara Correia e João Gonçalves, entre outros.

Esta segunda edição também junta cidades criativas da UNESCO, evidenciando o potencial desta Rede para a valorização da Lusofonia. Nesse sentido, a FIADA 2023 conta com representações de Brasília e Fortaleza (Brasil) – ambas Cidades Criativas da UNESCO em Design – bem como com representações de três Cidades Criativas portuguesas: Barcelos (Artesanato e Artes Populares), Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares) e Idanha-a-Nova (Música).

A colaboração e as parcerias entre cidades, que assumem a criatividade como estratégia para seu desenvolvimento urbano sustentável, favorecem o intercâmbio de conhecimento e o surgimento de ideias inovadoras e projetos comuns. É também esse um dos principais objetivos da FIADA.

Fortaleza é Cidade do Design desde 2019, pela constante inovação e persistência na luta por melhores condições de vida da sua população. Promove, anualmente, o “Dragão Fashion Brasil Festival” – o maior evento de moda autoral da América Latina e uma importante plataforma de lançamento para estilistas, marcas e novos talentos. Brasília, capital brasileira, recebeu a chancela UNESCO em 2017 e assume-se como uma cidade jovem e como “polo de criatividade no mundo”. O design e a inovação estão presentes na cidade desde a sua conceção, com especial destaque para as monumentais obras de Oscar Niemeyer, que adquiriram uma importância de dimensão mundial na história da arquitetura moderna.

Relativamente às cidades que integram a Rede Portuguesa de Cidades Criativas da UNESCO – na qual a Covilhã mantém uma presença ativa desde a sua designação em 2021 – mantém-se nesta segunda edição da FIADA as representações de Barcelos e de Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares), através do trabalho ao vivo de quatro artesãos ligados à tradição cerâmica das suas cidades.

Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música, também se junta à segunda edição da FIADA como convidada.

Esta cidade assumirá a programação do “Palco Tradições”, uma Tertúlia com participação especial de João Abrantes (Tenda FIADA, 2 de setembro, 17h00), e várias outras atividades no seu stand, que incluem: a apresentação de projetos de recuperação de instrumentário tradicional, o fabrico do adufe pelo artesão José Relvas, os testemunhos da Filarmónica Idanhense e de convidados do Centro de Artes Tradicionais de Idanha-a-Nova.

Concebida no âmbito da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design, a FIADA tem como grande objetivo de divulgar o artesanato nacional e internacional, colocando em evidência os artesãos e a relevância do Design na conceção, inovação e comercialização dos seus produtos.

O evento contará com 40 artesãos de todo o país, que vão mostrar trabalhos das áreas do têxtil, da cerâmica, da madeira e serralharia artística, bem como do design têxtil, de moda, de equipamentos e do mobiliário, entre outros.

Programa Fiada2023

Conteúdo Recomendado