Exposição Itinerante da Assembleia da República no Castelo de Pinhel

Trata-se de uma mostra dedicada à obra de Joshua Benoliel, enquanto “Repórter Parlamentar”, no período entre 1906 e 1924.

De 20 de outubro a 20 de novembro vai estar patente no Castelo de Pinhel uma exposição itinerante do Museu da Assembleia da República dedicada à obra de Joshua Benoliel, fotógrafo e jornalista considerado por muitos como o pai do fotojornalismo em Portugal.
Joshua Benoliel nasceu a 13 de janeiro de 1873, no seio de uma família hebraica que se instalara em Gibraltar. É considerado o criador da reportagem fotográfica em Portugal e fez a cobertura jornalística dos grandes acontecimentos da sua época, acompanhando os reis D. Carlos e D. Manuel II nas suas viagens ao estrangeiro, assim como a Revolução de 1910 e as revoltas monárquicas durante a Primeira República.
Nesta exposição itinerante da Assembleia da República é dada particular atenção ao trabalho de Joshua Benoliel enquanto “Repórter Parlamentar”, no período entre 1906 e 1924, quando teve oportunidade de acompanhar momentos-chave daquela casa, desde o início do curto reinado de D. Manuel II até ao final da I República.
Ao todo, são 66 fotografias que relatam e retratam o trabalho desse notável e ilustre repórter no nosso país.
Com entrada livre, a exposição “Joshua Benoliel – Repórter Parlamentar” vai estar patente no Castelo de Pinhel, de 20 de outubro a 20 de novembro, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
De referir que esta é já a segunda exposição itinerante que a Assembleia da República traz a Pinhel. No ano passado, por esta mesma altura, esteve por cá uma exposição dedicada à História do Parlamentarismo.


Conteúdo Recomendado