Excedente comercial da zona euro aumenta para 13,6 mil milhões

A balança do comércio internacional da zona euro registou um excedente de 13,6 mil milhões de euros em fevereiro deste ano, comparativamente com os 9,8 mil milhões registados no mesmo mês do ano passado.

Os dados do Eurostat, divulgados hoje, revelam que, comparativamente com janeiro deste ano, as exportações da zona euro aumentaram, em fevereiro, 1,2% – o dobro das importações, que aumentaram 0,6% no mesmo período.

Por cá, as importações cresceram 10% em janeiro, comparativamente com o período homólogo, superando o crescimento de 2% das exportações e resultando num défice comercial de mil milhões de euros neste mês. Na zona euro, só França, Espanha e Grécia tiveram piores desempenhos, com défices comerciais de 8,2, 2,5 e 1,6 mil milhões de euros, respetivamente.

Já no conjunto da União Europeia, o excedente comercial foi de 4,4 mil milhões de euros em fevereiro, face aos 1,2 mil milhões de fevereiro do ano passado, com as exportações a aumentarem, relativamente a janeiro deste ano, 0,9%, enquanto as importações caíram 0,5%.

A União Europeia reduziu as importações feitas aos seus maiores parceiros comerciais em janeiro deste ano, comparativamente com janeiro do ano passado, à exceção da Turquia (a quem importou mais 3%) e da China (com um aumento de 1%). As maiores quebras registaram-se com a Rússia (-10%), Japão (-7%) e Brasil (-5%). Do lado das exportações, os maiores aumentos vieram da China (12%) e Japão (8%), enquanto o Brasil e a Turquia compraram menos 10% à União Europeia.


Conteúdo Recomendado