Paixão de Jesus nas ruas de Vilar Maior

Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, pelas 21h30, Vilar Maior voltará a recriar o ambiente da cidade de Jerusalém do tempo de Jesus.

A Unidade Pastoral do Planalto do Côa (UPPC) vai organizar, pelo quarto ano consecutivo, a encenação da Paixão de Jesus. O Conselho Pastoral de Leigos das sete paróquias da UPPC avaliou a encenação realizada em 2013 e considerou-a uma atividade pastoral interparoquial abrangente, útil e estratégica, seguindo os parâmetros da nova evangelização. Avaliadas as condições físicas, históricas e patrimoniais que Vilar Maior proporciona, ficou decidido repetir esta atividade na mesma localidade.
A coordenação geral da encenação está a cargo do pároco, Padre Hélder Lopes e de João Reis, que volta a desempenhar o principal papel, Jesus. A encenação envolve quase duas centenas de colaboradores, divididos pelas equipas técnicas, equipa de atores e equipa de guarda-roupa. Salienta-se que todos os intervenientes são amadores, sem formação profissional na área da representação teatral, mas todos têm uma enorme coragem e vontade de ajudar a representar cenas evangélicas da vida de Cristo. O padre Hélder Lopes explica que “houve a preocupação de não cair no facilitismo de repetir o que já foi feito em anos anteriores”. E acrescenta: “Por isso o texto e o percurso que agora são apresentados são diferentes do ano passado. Os textos foram selecionados da versão de Mateus, evangelista que se lê ao longo deste ano litúrgico, e no processo de adaptação dos textos foram escolhidas algumas passagens do Evangelho que antecedem a Paixão de Jesus, e que ajudam a ter uma perspetiva mais abrangente da vida e missão do Messias: a pregação do João Baptista, o batismo de Jesus, o discurso das bem-aventuranças, a travessia do mar da Galileia, a confissão messiânica de Pedro e a transfiguração no monte Tabor, entre outras”.
Os intervenientes na encenação são todos naturais de localidades dos concelhos do Sabugal e de Almeida, nomeadamente Vilar Maior, Arrifana, Badamalos, Carvalhal, Bismula, Ruivós, Ruvina, Vale das Éguas, Rapoula do Côa, Baraçal, Sabugal, Aldeia de Santo António, Quarta Feira, Rebolosa, Soito, Nave, Alfaiates, Valongo, Seixo do Côa, Peroficós, Miuzela, Malhada Sorda e Vilar Formoso.
O evento, organizado pela Unidade Pastoral do Planalto do Côa e Santa Casa da Misericórdia de Vilar Maior, tem o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e da União de Freguesias de Vilar Maior, Aldeia da Ribeira e Badamalos.


Conteúdo Recomendado