A circulação naquele troço da ER 338 será retomada pelas 10h00, adiantou à agência Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).
A IP decidiu adiar a reabertura “no seguimento das severas condições meteorológicas registadas no distrito da Guarda” durante o fim de semana.
“Foram registadas algumas ocorrências que obrigam a trabalhos de monitorização e de limpeza da via, de forma a garantir novamente as condições de segurança”, justificou a IP.
Como a IP já tinha explicado, a circulação será retomada de forma condicionada.
“Será interdita a circulação para veículos pesados em todo o troço e para os restantes veículos” o trânsito “processa-se de forma alternada, com auxílio de semaforização eletrónica”, em dois troços.
A interdição foi consequência do incêndio ocorrido em 2022, que “agravou significativamente o risco de queda de pedras de grande dimensão sobre a plataforma da ER 338 entre Piornos e Manteigas”, no distrito da Guarda.
A IP ressalva que se trata de uma solução provisória e que está “em preparação em estreita articulação com o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e demais entidades responsáveis pela área envolvente uma solução de natureza definitiva”.