Estação da Biodiversidade para dinamizar Grande Rota do Vale do Côa

A Associação Territórios do Côa anunciou hoje que vai inaugurar no domingo a Estação da Biodiversidade da Grande Rota do Vale do Côa para “dinamizar e enriquecer” o projeto que liga a nascente e a foz daquele rio.

A Grande Rota (GR) do Vale do Côa foi inaugurada em outubro de 2014 e possui um percurso total de 200 quilómetros, que pode ser feito a pé, de bicicleta ou de cavalo.

A Estação da Biodiversidade da GR, que ocupa uma extensão de cerca de três quilómetros, vai desde o Parque de Merendas de Miuzela, no concelho de Almeida, até à ponte de Sequeiros, no limite com o território do concelho do Sabugal.

Segundo Dulcineia Catarina Moura, coordenadora da Associação de Desenvolvimento Regional – Territórios do Côa, com sede em Almeida, a Estação da Biodiversidade, a inaugurar pelas 10h30 de domingo, “é coincidente com o trajeto da GR do Vale do Côa”.

A responsável contou à agência Lusa que o projeto, que divulga as espécies autóctones da fauna do vale do Côa junto dos utilizadores, também tem fins pedagógicos.

“Há nove painéis interpretativos das espécies, com uma explicação de cada uma delas e do seu habitat”, disse, referindo, por exemplo, que estão disponíveis informações sobre libélulas, borboletas de asa laranja “específicas da região” e lagartixas.

Com o projeto, a associação vai criar “uma maneira de interagir com os turistas e com os visitantes que façam o percurso”.

“Os painéis são muito pedagógicos e permitem que as escolas possam desenvolver essas temáticas e também fazer esses percursos com os alunos”, acrescentou.

A Estação da Biodiversidade pretende “dinamizar e enriquecer” o percurso que liga a nascente do Côa (Fóios, Sabugal) à foz (Vila Nova de Foz Côa) e abrange os concelhos de Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.

No domingo, durante a realização do evento “Côa Emotion Party!”, agendado para o Parque de Merendas de Miuzela, a Associação Territórios do Côa também vai proceder à apresentação do caderno da GR do Vale do Côa.

“Já temos a aplicação para dispositivos móveis, mas as pessoas gostam de ter a informação em papel e decidimos apresentar oficialmente o caderno, que tem todos os elementos e é inovador, porque é passível de ser personalizado por cada utilizador, que poderá colocar um portfólio de apontamentos e fotografias”, explicou.

A publicação contém “informação detalhada da GR, com mapas e fichas técnicas”, disse Dulcineia Cataria Moura.

O caderno vai ser disponibilizado pela associação, pela rede de parceiros e pelos postos de turismo da região.

A responsável disse que o trajeto já foi percorrido por “muitos visitantes” oriundos de todo o país e também do estrangeiro, principalmente de Espanha.

O projeto da GR do Vale do Côa está integrado no Plano de Promoção e Dinamização do Vale do Côa, no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva Turismo e Património no Vale do Côa.


Conteúdo Recomendado