Escritor covilhanense apresenta livro sobre rancho do refúgio na Covilhã

A apresentação da obra “Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio – Ao correr dos tempos – 1966-2019”, de José Simões, realiza-se no próximo dia 15 de junho, na Biblioteca da Covilhã.

No próximo dia 15 de junho, a Biblioteca Municipal acolhe o lançamento do livro “Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio – Ao correr dos tempos – 1966-2019”, do autor covilhanense José Simões, com prefácio do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira.

A apresentação, a cargo de José Luís Adriano, professor e mestre em música popular, terá lugar este sábado, pelas 15 horas, na Biblioteca da Covilhã, inserindo-se no programa das comemorações do 53.º Aniversário do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio.

Trata-se de um livro que relata a história do Rancho do Refúgio, desde a sua criação até aos dias de hoje, passando pelas vitórias e pelas dificuldades, pelo trabalho de recolha e preservação das tradições populares, dos usos e dos costumes intemporais.

 

Sobre o autor

José de Jesus Nunes Simões – nasceu a 30 de outubro de 1940, na freguesia de São Pedro, na Covilhã. Frequentou o ensino primário na escola do Refúgio, que concluiu em 1952, tendo de imediato entrado no mercado do trabalho. Em 1961 foi incorporado no serviço militar. Esteve vários mandatos, como Autarca, na freguesia de São Marinho e dirigente associativo do Refugiense. Fundou o Rancho folclórico e o Museu Etnográfico do Refúgio, na Covilhã. Concluiu o ensino secundário (12.º ano) em 2009. No ano passado publicou “Os dias da Pedra Verde – memórias de um Combatente”.



Conteúdo Recomendado