Evento Terminado em 2022-04-08 00:00:00

Escola Superior de Turismo e Hotelaria em Seia será palco do Encontro Nacional de Estudantes de Turismo

Início: 2022-04-06 00:00:00
Fim: 2022-04-08 00:00:00
Local do Evento: Escola Superior de Turismo e Hotelaria - IPG
Entidade Promotora: Escola Superior de Turismo e Hotelaria - IPG
Mais Informações: https://enetur.pt/
Concelho: ,

O próximo Encontro Nacional de Estudantes de Turismo irá realizar-se nos dias 6 a 8 de abril de 2022 na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia, uma unidade do Instituto Politécnico da Guarda.

Segundo o Instituto Politécnico da Guarda “A escola vai empenhar-se muito para preparar com o Fórum Turismo um programa que torne este ENETUR um marco do turismo sustentável em Portugal”.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG irá acolher em Seia, na sua Escola Superior de Turismo e Hotelaria, o Encontro Nacional de Estudantes de Turismo – ENETUR 2022 nos próximos dias 6 a 8 de abril. Esta edição do ENETUR será dedicada ao turismo sustentável e ao turismo natureza, duas áreas em que a escola do IPG em Seia é uma referência nacional no ensino superior.

“O aumento de procura turística no interior de Portugal causado pela pandemia da Covid-19 tornou o turismo de natureza e, sobretudo, a sustentabilidade dos recursos turísticos, questões estratégicas para o turismo nacional”, afirma Ricardo Guerra, subdiretor da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG. “Como a nossa escola tem forte investigação nessa área – e como tem um mestrado precisamente em ´Gestão e Sustentabilidade no Turismo’ – foi para nós muito gratificante aceitar o desafio de acolher e dinamizar o ENETUR 2022, organizado pelo Fórum Turismo e com conta também com a parceria do município de Seia”.

O evento de lançamento do ENETUR 2022 terá lugar esta quinta-feira, 7 de outubro, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG, em Seia. A sessão de abertura decorrerá no auditório da ESTH/IPG, pelas 16h00.

“É para o Instituto Politécnico da Guarda motivo de satisfação ver que a produção científica e a atividade letiva da sua Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia, a posicionam para organizar eventos académicos e científicos de dimensão nacional e internacional”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “A valorização dos produtos e dos serviços endógenos, a sustentabilidade dos territórios do interior e a promoção da economia circular – áreas transversais ao trabalho científico de várias escolas deste Politécnico – serão certamente pontos relevantes do programa que vai ser contruído nos próximos meses”.

Depois de um ano em que decorreu somente no digital, o ENETUR voltará em 2022 ao formato presencial. Entre os dias 6 e 8 de abril do próximo ano, mais de 500 alunos de turismo, hotelaria e restauração – oriundos do ensino profissional e do ensino superior – encontrar-se-ão na cidade de Seia para debaterem os principais desafios do setor nas instalações da Escola Superior de Turismo e Hotelaria e noutros espaços da cidade de Seia.

“Esta experiência será muito importante para os estudantes de turismo de todo o país, uma vez que vão ser discutidas estratégias para gerir da melhor forma, tanto o aumento de procura turística em zonas de menor densidade populacional, como a necessidade de recuperar outros destinos em que tradicionalmente existe maior atividade turística. Em qualquer dos casos será necessário preservar e proteger recursos que, em algumas zonas, são limitados e frágeis”, afirma Ricardo Guerra. “A Escola Superior de Turismo e Hotelaria, que é toda ela focada nestas áreas, vai empenhar-se muito para preparar com o Fórum Turismo um programa que torne este ENETUR um marco do turismo sustentável em Portugal”.


Conteúdo Recomendado