Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia pretende criar Carta Turística da Serra da Estrela

O projeto ambiciona constituir um instrumento de gestão, promoção e revalorização do turismo da Serra da Estrela enquanto destino turístico e dos seus produtos.

A Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia do Instituto Politécnico da Guarda encontra-se a desenvolver o projeto Carta Turística da Serra da Estrela, no Observatório de Turismo da Serra da Estrela (OTSE).  “É premissa deste projeto englobar além dos concelhos delimitados pelo Parque Natural (Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia), os concelhos de Belmonte, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital, assegurando assim uma identidade territorial, que já se associaram a este projeto”, revela a escola.

A Carta Turística da Serra da Estrela pretende constituir um instrumento de gestão, promoção e revalorização do turismo da Serra da Estrela enquanto destino turístico e dos seus produtos. Este é um projeto de caráter dinâmico através da aplicação de metodologias de informação geográfica que constituirá, a montante um instrumento de planeamento turístico, e a jusante uma plataforma interativa de acesso à informação georreferenciada por parte dos turistas.

Os responsáveis do projeto pretendem assim responder a um conjunto de premissas, tais como: (i) aferir a perceção turística da Serra da Estrela; (ii) reconhecer a Serra da Estrela enquanto marca turística; (iii) inventariar os recursos patrimoniais existentes; (iv) proceder à interpretação patrimonial dos recursos inventariados (v) georreferenciar os recursos patrimoniais e turísticos; (vi) identificar as infraestruturas primárias e secundárias do destino turístico; (vii) aplicar metodologias de informação geográfica na espacialização dos recursos; (viii) desenvolver uma plataforma web que permita a criação de produtos turísticos à medida; (ix) potenciar a criação de cartas turísticas temáticas em função de diferentes target.

Estas ideias serviram de mote para a criação do projeto Carta Turística que se pretende um portal web englobador de todos os recursos materiais e imateriais e superestruturas existentes na Serra da Estrela, permitindo a sua promoção holística, indo contra a fragmentação que perdura há longos anos e que tem prejudicado vivamente o seu posicionamento como destino e marca turística.

Para que se projete o futuro de um destino turístico de forma sustentável é fundamental conhecer o seu passado e interpretar o presente. Nesse âmbito a escola elaborou um  inquérito preparado para aferir a perceção turística da Serra da Estrela, que se encontra disponível aqui.


Conteúdo Recomendado