ENERAREA pretende criar rede de mobilidade para veículos de serviços urbanos ambientais elétricos

A candidatura foi aprovada através do Fundo Ambiental, para criação de rede de mobilidade para veículos de serviços urbanos ambientais elétricos.

O Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

Este programa tem como objetivo o financiamento à substituição de veículos de serviços urbanos ambientais por veículos elétricos destinados à mesma utilização no âmbito das competências nas áreas de limpeza urbana, de jardins e na prestação de outros serviços ambientais, visando a redução dos consumos e das emissões poluentes e, consequentemente, reduzir os custos diretos e indiretos na sua utilização.

Assim, a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior viu aprovada uma candidatura que irá permitir criar uma rede nos 16 municípios da sua área de atuação com a aplicação de aproximadamente 32 carregadores elétricos e a aquisição de duas carrinhas também 100% elétricas, no valor aproximado de 110 mil euros.

O presidente da ENERAREA,  José Manuel Biscaia, considera que  “toda esta rede servirá para apoiar os municípios nos seus serviços ambientais, sendo este um primeiro passo para que os municípios equacionem a substituição gradual das suas frotas, por veículos 100% elétricos’’.

A ENERAREA tem como principal objetivo contribuir para o aumento da eficiência energética, através da utilização racional da energia e da conservação de energias, e para o melhoramento do aproveitamento dos recursos endógenos na Beira Interior.


Conteúdo Recomendado