Este evento, promovido pela Federação de Andebol de Portugal, conta com o apoio e acolhimento conjunto dos municípios de Pinhel, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda, que voltam a unir esforços para promover o Desporto e, em particular, o Andebol.
Na ocasião para além dos representantes dos municípios, estiveram também presentes os representantes da Federação de Andebol de Portugal, Joaquim Escada, e da Associação de Andebol da Guarda, Miguel Fonseca.
De referir que está confirmada a participação de 16 equipas, oriundas de todo o país, incluindo as Ilhas.
Quanto a Pinhel, na primeira fase de jogos, vai acolher o Boavista (Porto), o Samora Correia (Ribatejo), Os Tigres (Espinho) e o Sport Lisboa e Benfica (Lisboa).