Enchidos típicos da região da Guarda vão ter certificação de qualidade

A AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA) e a Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG) celebraram, em Trancoso, um protocolo para a certificação da qualidade dos enchidos regionais.

As duas entidades acordaram desenvolver o processo de certificação de enchidos produzidos na região, com o objetivo de os “valorizar” e “qualificar” junto do consumidor.

“A nossa aposta é qualificar um conjunto de enchidos da nossa região, como forma de os valorizar”, disse à agência Lusa António Oliveira, presidente da AENEBEIRA.

Segundo o responsável, numa primeira fase o processo de certificação vai abranger a morcela, o bucho, o paio, a farinheira e as chouriças de carne e de bofe, produtos confecionados a partir de carne de porco bísaro.

António Oliveira adiantou que no distrito da Guarda “há umas largas dezenas” de salsicharias artesanais e não artesanais licenciadas, que podem certificar os seus produtos.

O processo de certificação é desenvolvido pela Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (QUALIFICA).

“É um processo que demora algum tempo. Se nós conseguíssemos, em 2017, ter a qualificação de um conjunto de enchidos da região da Guarda era uma meta muito interessante”, afirmou.

O presidente da câmara de Trancoso, Amílcar Salvador, disse à Lusa que o acordo celebrado é “extremamente importante” para os produtores de enchidos do seu concelho e da região.

“Vem no seguimento da linha estratégica que o município tem definido no apoio ao setor agropecuário. É extremamente importante haver produtos com certificado de qualidade, pois só com a certificação este setor poderá vir a ter cada vez mais êxito”, disse.

O concelho de Trancoso tem oito salsicharias artesanais e não artesanais e produz anualmente cerca de 1.200 toneladas de enchidos e de fumados.

A empresa Casa da Prisca, a maior unidade produtora do concelho e a única em Trancoso que tem uma exploração pecuária de porco bísaro, com cerca de 800 animais, que produz todos os produtos que vão ser certificados, reagiu com satisfação à celebração do acordo entre a AENEBEIRA e a ACG.

O gerente António Santos disse à Lusa que a certificação é “um desejo antigo” porque permite “valorizar e proteger” os enchidos regionais da Guarda.

O protocolo entre a AENEBEIRA e a ACG foi celebrado no segundo dia da XII Feira do Fumeiro dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, no decorrer de um colóquio sobre “Explorações agropecuárias e pequenas unidades de produção agroindustriais”.

A feira, que decorreu este fim de semana e continua no próximo, conta com a participação de 80 expositores de enchidos e fumados, queijos, vinhos, mel, licores, pão, bolos, doçaria e artesanato, entre outros.


Conteúdo Recomendado