Câmara de Aguiar da Beira constrói equipamento para exposição e venda de gado

O presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira anunciou que a autarquia prevê investir cerca de 150 mil euros na construção de um equipamento para exposição e venda de gado na aldeia de Mosteiro, Penaverde.

Segundo o autarca Joaquim Bonifácio, o projeto será edificado num terreno situado junto do Mercado do Queijo já existente naquela localidade que hoje acolheu a 2.ª Festa do Pastor e do Queijo.

“O projeto está a ser realizado, já teve a concordância da Direção-Geral de Veterinária e, na fase final de desenvolvimento, terá a aprovação final da mesma direção”, adiantou.

Joaquim Bonifácio disse à agência Lusa que o equipamento, cuja construção poderá ser iniciada ainda este ano, terá como objetivo “escoar os pequenos ruminantes do concelho e dos municípios vizinhos” e dinamizar o setor agropecuário.

O equipamento, com uma área total de 500 m2, sendo 250 m2 de área coberta, contemplará, entre outras valências, uma zona para exposição e venda de pequenos ruminantes (ovelhas e cabras), zona de desinfeção e desinfestação de viaturas, gabinete de apoio e espaço para o público.

Com a construção do edifício destinado à exposição e venda de gado, a autarquia de Aguiar da Beira pretende criar um espaço adequado à venda dos efetivos caprinos e ovinos que atualmente são comercializados junto dos produtores.

A localidade de Mosteiro, pertencente à freguesia de Penaverde, recebeu a 2.ª Festa do Pastor e do Queijo, organizada pela câmara municipal para homenagear os pastores e as queijeiras e divulgar aquele produtor regional.

Segundo Joaquim Bonifácio, na área do seu concelho, integrado na região demarcada de produção de queijo Serra da Estrela, existem atualmente “80 a 90 produções de gado ovino” que cuidam diariamente de 4.400 animais e produzem “na ordem de 20 a 25 toneladas de queijo” por ano.

O município possui cinco queijarias licenciadas e duas que certificam queijo Serra da Estrela, indicou.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios, como Aguiar da Beira, Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã.

A festa realizada em Aguiar da Beira incluiu uma exposição e um concurso pecuário de ovinos da raça bordaleira, que contou com a participação de cerca de 40 produtores, que concorreram a quatro categorias: ovelhas adultas (20 concorrentes), carneiros (27), malatos (seis) e malatas (17).

O júri atribuiu os primeiros prémios a Júlio Almeida (ovelhas adultas), Armindo Esteves (carneiros), Armando Tenreiro (malatos) e César Guerra (malatas).


Conteúdo Recomendado