Na noite de Domingo de Ramos, dia 14 de abril, às 21 horas, as paróquias do Arciprestado da Guarda, com a organização do Arciprestado da Guarda e da Câmara Municipal da Guarda, vão promover a “Paixão de Jesus segundo S. Lucas”, uma encenação que percorrerá as ruas da cidade da Guarda, entre o Largo da Misericórdia e a Torre de Menagem.
Segundo a organização, o texto da encenação é adaptado do Evangelho segundo São Lucas, o evangelista que se lê nas Eucaristias dominicais deste ano litúrgico, e a representação corresponde ao texto evangélico que vai da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, até à sua Paixão e Morte.
Após a condenação de Jesus à morte, ao longo do percurso que vai da Escola de Santa Clara até à Torre de Menagem, serão reproduzidas cenas religiosas que a piedade cristã conserva na sua tradição. Nestes quadros da Via-Sacra, grupos de cantares, provenientes das paróquias do arciprestado da Guarda, irão cantar cantos quaresmais apropriados às cenas representadas, tais como o encontro com Verónica, as quedas de Jesus, o encontro com Maria, sua Mãe, e o encontro com as mulheres de Jerusalém.
A encenação está dividida em sete atos e irá decorrer em vários espaços da cidade:
I Acto: Largo da Misericórdia: introdução, prólogo e contextualização da vida de Jesus.
II Acto: Rua do Comércio, Praça Velha: Entrada em Jerusalém, traição de Judas, preparação da Ceia Pascal.
III Acto: Praça Velha: Ceia pascal.
IV Acto: Lado sul da Sé, Solar de Alarcão: Jardim das Oliveiras, prisão de Jesus
V Acto: Solar de Alarcão, Escola de Santa Clara: Negação de Pedro, Tribunal Judaico, Tribunal Romano.
VI Acto: Escola de Santa Clara – Torre de Menagem: Caminho do Calvário
VII Acto: Torre de Menagem: Crucifixão, morte e sepultura de Jesus.