“Emoções Gastronómicas” na Galeria de Exposições da Tinturaria da Covilhã

Uma viagem pela gastronomia tradicional portuguesa. É esta a proposta da exposição “Emoções Gastronómicas”, em exibição na Galeria de Exposições da Tinturaria na Covilhã durante o mês de outubro.

Dos trajes tradicionais aos livros, passando pelas iguarias, são vários os produtos presentes na exposição “Emoções Gastronómicas”. Na Galeria da Tinturaria, junto ao Rossio do Rato, Paulo Sá Machado conseguiu reunir uma verdadeira mostra de gastronomia tradicional portuguesa.

Depois de ter percorrido grande parte do país com esta coleção de produtos Paulo Sá Machado garante que esta é a melhor forma de defender o património nacional, mas que não seria possível sem as confrarias, que têm desempenhado um papel muito importante na preservação das tradições.

“Como pertenço basicamente a todas as confrarias foi fácil reunir tanta variedade de produtos, aliada à qualidade, naquele que é um evento que cativa cada vez mais pessoas. Esta exposição já percorreu cerca de dezoito Câmaras Municipais, assim como Brasil e Espanha, portanto é com muito gosto que a trago aqui à Covilhã”, explicou Paulo Sá Machado.

Os sabores típicos da região não faltam nesta exposição e entre eles destaque para a cherovia e para a cereja, já com direito a festival e agora também a confraria. No caso da cereja, e porque este não é um produto cultivado apenas na Beira Baixa, foi preciso apostar na sua promoção. “A confraria nasceu e cresceu com o intuito de preservar e divulgar a cereja, visto que cada vez mais aparecem variedades do exterior e não podemos deixar que o que de bom se cria cá desapareça”, justificou a chefe de divisão da cultura da Câmara Municipal da Covilhã e membro da confraria da cereja, Telma Madaleno.

A divulgação dos produtos regionais é motivo de orgulho para o vereador da Câmara da Covilhã, Jorge Torrão, que considera esta exposição não apenas inovadora mas também capaz de dinamizar o próprio concelho. “Estes eventos são atrativos, dinamizadores, que criam pulsões positivas. A cidade da Covilhã tenta através de atividades de nível cultural, recreativas, sociais e desportivas criar espaços de emoção, criação, arte e cultura”, referiu Jorge Torrão durante a inauguração.

Receber novos visitantes na cidade é também um dos objetivos da autarquia e por isso Jorge Torrão quer continuar a apostar nestes projectos que fazem uso dos espaços existentes na cidade, tornando-os mais atrativos.”Estamos aqui num lugar magnífico, a exposição destes trajes e destas confrarias é extremamente atrativo e acreditamos que para lá dos residentes da Covilhã, este espaço seja visitado também por estudantes e cidadãos doutros locais que acharão este lugar naturalmente interessante”, rematou o Vereador do Desporto e da Cultura.

Mas nem só de trajes ou produtos gastronómicos se faz esta mostra. Há ainda um espaço reservado para a confraria do cão da serra da estrela, que trouxe até à galeria da Tinturaria dois imponentes animais, para além do tradicional traje serrano.

A exposição “Emoções Gastronómicas” insere-se nas comemorações do aniversário da cidade da Covilhã e está patente na Galeria da Tinturaria até ao próximo dia 11 de novembro.


Conteúdo Recomendado