Feira Troca a Todas na Covilhã propõe compras sem dinheiro

A iniciativa está marcada para segunda-feira, na Covilhã. Além da troca direta, os compradores podem usar a moeda social Tear.

A Feira Troca a Tod@s vai criar, na Covilhã, um espaço onde as pessoas podem trocar entre si produtos ou serviços sem recurso a dinheiro. A iniciativa da CooLabora, organizada em parceria com outras entidades da cidade, decorre segunda-feira, dia 20, no antigo Liceu, junto ao Jardim Público. Tem lugar entre as 14h30 e as 19 horas.

As trocas podem ser feitas de modo direto – produto ou serviço por produto ou serviço – ou com a mediação da moeda social que irá funcionar como um vale. Na edição anterior, o Tear foi a moeda social usada, que entrou pela primeira vez em circulação. “As pessoas acharam o conceito muito interessante”, de acordo com a CooLabora.

Com a Feira Troca a Tod@s “pretende-se contribuir para estimular a economia local, valorizar as pessoas e os seus saberes e sensibilizar a comunidade para a construção de hábitos de consumo responsável”. O certame será também um espaço de convívio, com atividades de animação. Estão já previstas oficinas de música, dança criativa e danças europeias, tecelagem artesanal, teatro, ginástica e troca de sementes, entre outras.

A iniciativa insere-se no projeto Género Cooletivo, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que prevê a dinamização de redes colaborativas assentes no voluntariado e em redes de gratuitidade, capazes de produzir impactos sociais e económicos na comunidade.

Para organizar a Feira Troca a tod@s, a CooLabora conta com a parceria do Teatro das Beiras, CPCCRD, Banda da Covilhã, autarquia, Grupo Covilhã em Transição e a LAPA – Liga dos Amigos dos Penedos Altos.


Conteúdo Recomendado