EDP e Jerónimo Martins levam PSI-20 a encerrar no vermelho

O principal índice da praça de Lisboa encerrou a primeira sessão da semana em terreno negativo. Na Europa, a tónica foi igualmente negativa. O PSI-20 encerrou a primeira sessão da semana no vermelho, desvalorizando 0,46% para os 5.997,46 pontos e com cinco cotadas em alta, 12 em queda e três inalteradas. Na Europa, o sentimento […]

O principal índice da praça de Lisboa encerrou a primeira sessão da semana em terreno negativo. Na Europa, a tónica foi igualmente negativa.
O PSI-20 encerrou a primeira sessão da semana no vermelho, desvalorizando 0,46% para os 5.997,46 pontos e com cinco cotadas em alta, 12 em queda e três inalteradas. Na Europa, o sentimento foi igualmente negativo, com exceção para os índices da Grécia, Itália e França. A praça grega foi a que mais subiu na Europa, valorizando 2,17%, seguida da bolsa italiana que avançou 0,66% e, por fim, o índice francês segue com um ganho ligeiro de 0,03%. A motivar este desempenho negativo dos principais índices do Velho Continente está o facto de, nos Estados Unidos, a paralisação parcial (shutdown) continuar, entrando assim já na segunda semana. John Boehne, “speaker” da Câmara dos Representantes, já afirmou que não dará o seu aval ao fim da paralisação ou a um aumento da dívida sem que o Partido Democrata concorde em voltar à mesa das negociações para encontrarem medidas que permitam cortar no défice do país, de acordo com o Wall Street Journal. A pressionar o comportamento da praça portuguesa esteve a EDP e a Jerónimo Martins. A retalhista, e dona dos supermercados Pingo Doce, tombou 2,23% para os 14,04 euros. Neste sector, a Sonae, dona dos hipermercados Continente, valorizou 0,11% para os 0,927 euros. A contribuir também para o desempenho negativo da praça nacional esteve a EDP, que perdeu 1,59% para os 2,545 euros. A elétrica manteve a tendência negativa da sessão de sexta-feira em que foi penalizada pelo anúncio de Paulo Portas, vice-primeiro-ministro, que “as rendas dos produtores de energia serão diminuídas” no âmbito do Orçamento do Estado para 2014. Já a EDP Renováveis, subiu 0,45% para os 3,80 euros. A Galp Energia perdeu 0,24% para os 12,40 euros. No sector das telecomunicações a tendência foi maioritariamente negativa, tendo a Portugal Telecom desvalorizado 0,61% para os 3,349 euros e a Zon Optimus caiu 0,21% para os 4,70 euros. A exceção foi a Sonaecom que subiu 0,47% para os 2,16 euros. A travar uma queda mais expressiva da bolsa portuguesa esteve o sector financeiro. O BES subiu 1,21% para os 0,918 euros, seguido do BCP que ganhou 1,01% para os 0,10 euros. O BPI encerrou inalterado nos 1,00 euros. Na última sexta-feira, a banca registou ganhos acentuados beneficiando do resultado positivo da oitava e nona avaliações ao programa de ajustamento, o que contribuiu para a redução dos receios em torno de Portugal. Durante a sessão desta segunda-feira, a banca nacional esteve a corrigir desses ganhos, tendo estado a negociar no vermelho. Contudo, conseguiu recuperar já durante a tarde e encerrar maioritariamente em terreno positivo.

Conteúdo Recomendado