CHCB assinala Semana do Aleitamento Materno

Uma representação teatral divertida e educativa, interpretada por três estudantes do mestrado integrado em medicina é um dos destaques da “Semana Mundial do Aleitamento Materno” que o centro hospitalar Cova da Beira assinala até domingo. David Teixeira, Iolanda Santos e Catarina Ribeiro, alunos da Faculdade de Ciências da Saúde, dirigidos por Pedro da Silva, ator […]

Uma representação teatral divertida e educativa, interpretada por três estudantes do mestrado integrado em medicina é um dos destaques da “Semana Mundial do Aleitamento Materno” que o centro hospitalar Cova da Beira assinala até domingo.
David Teixeira, Iolanda Santos e Catarina Ribeiro, alunos da Faculdade de Ciências da Saúde, dirigidos por Pedro da Silva, ator do GICC – Teatro das Beiras interpretam situações limite de mães que, após a alta da maternidade, recorrem à linha telefónica Disque-Mama, disponível no Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), para amamentarem os filhos. O Sketch será apresentado na próxima sexta-feira, 11 de outubro, pelas 16h45, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã. «Pretendemos levar o público a conhecer alguns problemas ligados ao aleitamento materno, de uma forma divertida e ao mesmo tempo tentamos transformar o tema numa chamada de atenção», disse Pedro da Silva. No CHCB a Semana Mundial do Aleitamento Materno começou com uma abertura de uma exposição de fotografias enviadas por pais e familiares alusivas à amamentação. As fotografias estão a concurso e os resultados serão conhecidos na próxima sexta-feira à tarde. No âmbito da semana, organizada pelo Serviço de Obstetrícia, está prevista uma exposição de utensílios antigos usados na amamentação e um seminário intitulado «O Aleitamento para Além do Leite» em que serão oradores Rosa Moreira, enfermeira-chefe do Serviço de Obstetrícia e o medico pediatra Carlos Rodrigues. O debate, previsto para as 15 horas, será animado por Elsa Freira ( enfermeira ), Ricardo Rodrigues ( Docente de Markting na UBI ), Paula Carvalho ( Docente de Psicologia na UBI ) e Amélia Augusto ( Docente de Sociologia na UBI ). As atividades são abertas à população, com entrada gratuita e encerram sábado, de manhã, com uma sessão com profissionais de saúde destinada a mães que amamentam. A linha Dique-Mama (968924820) foi criada com o objetivo de dar cumprimento às orientações da Organização Mundial de Saúde, que recomenda o aleitamento materno pelo menos até aos 6 meses e dar resposta a uma lacuna sentida no centro hospitalar. «Verificamos que depois da alta, quando estão em contexto de família, começam a surgir as primeiras dúvidas, já longe dos profissionais de saúde, por isso achamos benéfico manter uma porta aberta a essas mulheres e ao casal», disse Rosa Moreira, enfermeira chefe no serviço de obstetrícia no CHCB. A linha funciona das 8h às 20h e é assegurada pelos profissionais de saúde de serviço. «São os enfermeiros da equipa do serviço de obstetrícia, na maternidade, que fazem o atendimento», explicou. Segundo Rosa Moreira mais de 90% das mães saem da maternidade a amamentar os bebés.

Conteúdo Recomendado