Cova da Beira recebe 31 projetos de investimento em explorações agrícolas

O instrumento de apoio ao desenvolvimento local COVA DA BEIRA 2020, gerido pela RU.DE – Associação de Desenvolvimento Rural, encerrou, ontem, dia 17 de outubro, o 1º período de apresentação de candidaturas para apoio a pequenos investimentos na exploração agrícola.

Segundo a associação, “foram submetidos para análise da entidade gestora do GAL COVA DA BEIRA 2020 31 projetos, que representam um total de investimento de 882.567,10€ superando largamente a dotação orçamental colocada a concurso”.

Quanto à incidência territorial dos projetos de investimento agora apresentados, 61% situam-se no concelho do Fundão, 26% no concelho da Covilhã e 13% no concelho de Belmonte. Relativamente à tipologia da exploração agrícola, quase metade dos investimentos propostos incidem sobre a cultura de pomóideas e prunóideas com particular relevância para a produção de cereja. De acordo com os indicadores de emprego submetidos pelos promotores destas iniciativas, os projetos de investimento apresentados permitirão criar mais de três dezenas de empregos, entre trabalho sazonal e permanente.

Atendendo ao elevado número de intenções de investimento que o território tem demonstrado, o GAL COVA DA BEIRA 2020 conta abrir já no 1º trimestre do próximo ano, novo período para apresentação de candidaturas a esta mediada de apoio aos pequenos investimentos na exploração agrícola.

Entretanto decorre ainda o período para apresentação de candidaturas às operações 10.2.1.2 para o apoio a atividades de transformação e comercialização de produtos agrícolas e 10.2.1.3 para a diversificação de actividades na exploração agrícola.

Os apoios previstos na operação 10.2.1.2 – “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” visam contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas de transformação e de comercialização de produtos agrícolas e traduzem-se no apoio a pequenos investimentos através da criação ou modernização de unidades de transformação e comercialização de produtos agrícolas que envolvam investimentos tangíveis e intangíveis de pequena dimensão até um máximo 200 mil euros de investimento destinados a melhorar o desempenho competitivo das unidades agroindustriais, garantindo simultaneamente a sustentabilidade ambiental das atividades económicas. A dotação orçamental para este período de candidaturas, que termina a 27 de outubro, é de 370 mil euros.

O financiamento de projetos no âmbito da operação 10.2.1.3 – “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola” visam estimular o desenvolvimento, nas explorações agrícolas, de atividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, até um máximo 200 mil euros de investimento, criando novas fontes de rendimento e de emprego, contribuindo diretamente, por essa via, para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, a fixação da população, a ocupação do território e o reforço da economia rural. A dotação orçamental para este período de candidaturas, que termina a 28 de novembro, é de 560 mil euros.
Para breve, está também prevista a abertura do período de candidaturas à medida de apoio 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias.

Todas as informações relativas a estes apoios para o território da Cova da Beira estão disponíveis em www.covadabeira2020.eu.

O GAL COVA DA BEIRA 2020, constituído por 122 parceiros, tem como entidade gestora a RU.DE – Associação de Desenvolvimento Rural que é responsável pela gestão do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do Fundo Social Europeu (FSE) e da Medida 10 – LEADER do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) para apoio a projetos de desenvolvimento no território.


Conteúdo Recomendado