Docente e antigo aluno da UBI vencem prémios de Desporto

http://www.urbi.ubi.pt/media//2016-02-miragai.jpg

Dina Miragaia, docente do departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI), e Francisco Monteiro, antigo aluno de Mestrado em Ciências de Desporto da UBI, venceram os Prémios COP/Fundação Millenium BCP 2015 Ciências do Desporto, na categoria de Economia, Direito e Gestão do Desporto.

A entrega de prémios decorreu no passado dia 28 de janeiro, na cerimónia de abertura da conferência internacional “Preparação Olímpica, Percursos e Contextos”, em Oeiras.

Sob o tema “Perfil do consumidor de futebol/futsal: as perceções dos jogadores e treinadores sobre as motivações para a prática da modalidade”, este projeto de investigação consiste “na análise do perfil do consumidor de futebol e de futsal, na perspetiva dos treinadores e dos jogadores, sendo que este perfil do consumidor foi analisado no que diz respeito às suas motivações para a prática da modalidade”, explica Dina Miragaia.

Deste modo, os investigadores verificaram que as razões apontadas pelos jogadores de futebol são diferentes das motivações enunciadas pelos treinadores. Assim, os primeiros referem que as razões para esta prática desportiva “estão relacionadas com questões de natureza social e relacional, ou seja, para estarem com os amigos ou para conhecerem pessoas novas ou para participarem em atividades onde possam estar fora de casa”, já os segundos mencionam “fundamentalmente razões de natureza competitiva”.

Neste contexto, ao longo dos anos tem-se constatado “um grande abandono das modalidades desportivas”, por isso “o treinador é uma peça fundamental no processo de retenção dos jogadores nos clubes ou na prática desportiva”, declara a docente. Porém, a existência destas perspetivas diferenciadas pode significar que “o próprio treinador está a orientar o seu plano de treino num foco muito competitivo, ignorando, eventualmente, outro conjunto de aspetos que também são fundamentais para o treino e retenção”.

No ano de 2015, a organização dos Prémios COP/Fundação Millenium BCP decidiu incluir na sua atribuição de prémios a categoria de Gestão do Desporto, uma “área ainda muito recente no território nacional, o que pode servir de estímulo para alunos que se possam vir a interessar por esta área em particular”, sublinha Dina Miragaia.

De resto, foi este gosto particular pela investigação, pelo futebol e pelo futsal que levou Francisco Monteiro a desenvolver um trabalho sobre a temática ainda na Licenciatura. Durante o Mestrado em Ciências do Desporto continuou com a sua pesquisa e aprimorou-a, no final Dina Miragaia e Francisco Monteiro acharam que tinha qualidade científica para ser submetida a candidatura para atribuição destes prémios.

No entanto, Francisco Monteiro confessa que estava longe de imaginar, que o seu estudo conseguiria ultrapassar “universidades com uma grande tradição na área do Desporto, mais precisamente na área da gestão desportiva”. O co-autor deste estudo considera que “a atribuição deste prémio serve para dignificar o departamento de Ciências de Desporto e a UBI”.

Estes prémios são atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal e pela Fundação Millenium Bcp. Nesta edição, foram a concurso 32 candidaturas, sendo que destas, oito foram na categoria de Economia, Direito e Gestão do Desporto, 19 na área da Fisiologia e Biomecânica do Desporto e cinco em História e Sociologia do Desporto.


Conteúdo Recomendado