O Carnaval “mais engalanado” do país é já este fim de semana

O Galo, culpado por todos os males de 2015, vai a julgamento em praça pública no domingo de Carnaval, dia 7.

A edição deste ano do evento “GuardaFolia” vai ser promovido entre 5 e 9 de fevereiro e terá como momento alto o espetáculo de rua do “Julgamento do Galo”, que se realiza na tarde de domingo, dia 7.
O programa ‪da ‎GuardaFolia 2016‬ começa já esta sexta-feira com o cortejo infantil pelas escolas do concelho da Guarda, a partir da Alameda de Santo André, às 14 horas. O tema escolhido este ano é o dos contos infantis e no final haverá concerto com o Avô Cantigas, na Praça Luís de Camões.
A iniciativa, promovida pela autarquia para animar o Carnaval local e atrair foliões para a cidade mais alta do país, conta com o envolvimento das coletividades locais e tem este ano alguma inovação face às edições anteriores.
Uma das novidades é a realização de um desfile, com a participação de 23 freguesias, com início às 15 horas do dia 7, que se iniciará na Alameda de Santo André e que terminará no largo da Sé Catedral, no coração da cidade, com o tradicional “Julgamento do Galo”, que terá a personagem do rei Dom Sancho, fundador da Guarda, como juiz.
A coordenação artística do espetáculo pertence a José Rui Martins, do Teatro ACERT, de Tondela, e a estrutura do galo, que vai arder no final, foi criada por uma equipa que envolve alunos do curso de artes da Escola Secundária da Sé, indicou.
No âmbito do programa “GuardaFolia”, que propõe o Carnaval “mais engalanado de Portugal”, a autarquia vai ainda promover mais uma edição das “Tabernas do Entrudo”, com a participação de associações do concelho, que desta vez ocuparão casas devolutas do centro histórico da cidade.
No dia 7, realiza-se também uma “Fun Run”, pelas 11 horas, na Alameda de Santo André e, por fim, o espetáculo “Juntos em Revista”, no dia 8, às 21h30, no Teatro Municipal Da Guarda.


Conteúdo Recomendado