DGPC propõe fixação de zona especial de proteção para aldeia e castelo de Castelo Mendo

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) propôs ao Governo a fixação de uma zona especial de proteção (ZEP) da aldeia de Castelo Mendo e do seu castelo, no concelho de Almeida, distrito da Guarda.

O anúncio, publicado hoje em Diário da República, revela haver a intenção de propor, à secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, a fixação da ZEP da Aldeia de Castelo Mendo, classificada como imóvel de interesse público, e do castelo de Castelo Mendo, classificado como monumento nacional, na União das Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela, no concelho de Almeida.

Segundo o texto, “os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, restrições a fixar e planta com a delimitação da zona especial de proteção e da área de sensibilidade arqueológica (ASA) a criar)” estão disponíveis nas páginas eletrónicas da DGPC (www.patrimoniocultural.gov.pt), da Direção Regional de Cultura do Centro (www.culturacentro.gov.pt) e da Câmara Municipal de Almeida (www.cm-almeida.pt).

O processo administrativo original está disponível para consulta, mediante marcação prévia, na Direção Regional de Cultura do Centro (Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, 3000-303 Coimbra).

A consulta pública da proposta de criação de uma ZEP da aldeia de Castelo Mendo e do seu castelo tem a duração de 30 dias úteis.

Castelo Mendo é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.

De acordo com a página da internet da DGPC, o castelo medieval da aldeia de Castelo Mendo é “composto por duas cinturas muralhadas de traçado ovalado e irregular, com demarcação da zona da cidadela no primeiro recinto defensivo”.

O monumento possui torre de menagem “de planta retangular adossada pelo exterior”, “portas em arco pleno ou em arco quebrado, flanqueadas por torres”, e “cintura muralhada protegida por várias torres de planta quadrada”.

Em relação ao enquadramento, a fonte refere que é “urbano e rural”, “ocupa um cabeço situado a cerca de 762 metros de altitude, sobranceiro ao Ribeiro de Cadelos e ao Rio Côa”, e “integra dois núcleos urbanos muralhados, destacando-se o recinto do castelo na zona mais elevada”.

O castelo “é rodeado por vertentes escarpadas com numerosos afloramentos rochosos e sem edificações, à exceção da zona adjacente ao caminho de acesso à Porta da Vila”, remata.


Conteúdo Recomendado