Dez concelhos de Coimbra, Castelo Branco e Guarda em risco máximo de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Guarda apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Tábua (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda).

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental (18), exceto Lisboa e Viana do Castelo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade, do litoral para o interior, a partir da tarde, períodos de chuva fraca no litoral das regiões norte e centro, em especial a partir do meio da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado a partir da tarde, de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, e de sudoeste na costa sul do Algarve, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 24 graus Celsius, no Porto entre 17 e 21, em Vila Real entre 14 e 25, em Bragança entre 15 e 28, em Viseu entre 13 e 24, na Guarda entre 15 e 26, em Castelo Branco entre 15 e 30, em Coimbra entre 15 e 24, em Portalegre entre 17 e 29, em Évora entre 14 e 30, em Beja entre 15 e 31, em Faro entre 17 e 28 e em Santarém entre 15 e 26.


Conteúdo Recomendado