Deputado Paulo Porto visitou a região a convite da Casa do Brasil

O primeiro deputado luso-brasileiro eleito para a Assembleia da República contactou com a comunidade brasileira das beiras e visitou projetos sociais.

Eleito pelo Círculo Fora da Europa, Paulo Porto foi convidado pela Casa do Brasil – Terras de Cabral, para visitar a região, dias 10 e 11 de maio, e tomar contacto com o pulsar da comunidade brasileira. O presidente da Associação, João Morgado, realçou o facto de “ser o primeiro deputado luso-brasileiro na Assembleia da República, o que lhe permitirá ter um olhar diferente e mais abalizado sobre a relação entre os dois países.” Apesar de uma viagem a título pessoal, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Rocha, visitou o Museu dos Descobrimentos e o castelo da vila.

Foi ainda recebido pelo vice-reitor da UBI – Universidade da Beira Interior, João Canavilhas, que lhe deu conta das várias ligações académicas com universidades brasileiras, e da importância da comunidade brasileira de estudantes e professores. “Houve três universidades brasileiras que, via Casa do Brasil, pediram para protocolar projetos com a UBI”, adiantou João Morgado. “É também uma das nossas missões, acrescentar potencial à UBI, promovendo a sua internacionalização num mercado forte como o Brasil”

Como integra a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, e sempre esteve ligado a causas sociais, Paulo Porto visitou a Casa de Acolhimento para refugiados da Mutualista Covilhanense, onde ouviu o relato pessoal de alguns jovens e pode observar o trabalho que está a ser feito na sua reintegração social. Já na sede da Mutualista Covilhanense, assistiu à assinatura de um protocolo entre esta instituição e a Casa do Brasil, que permitirá à comunidade brasileira usufruir, entre outras valências, do apoio clínico e da sua farmácia social.

De visita ao Fundão, foi recebido pela deputada Joana Bento, colega de bancada parlamentar, e almoçou com o Presidente da Câmara, Paulo Fernandes e vários empresários brasileiros que estão a investir no concelho. Uma longa conversa sobre temas económicos e legislativos, com os empresários a apontarem a burocracia como empecilho para avanços nos investimentos e recrutamento de pessoal especializado do Brasil.

“Esta foi uma viagem de amigo, a título particular, em que Paulo Porto procurou conhecer a realidade que a comunidade brasileira vive na região e enriquecer a sua informação como deputado”, afirmou João Morgado. “E pelo seu contributo para a lusobrasilidade, Paulo Porto foi nomeado Sócio-Honorário da Casa do Brasil – Terras de Cabral.”


Conteúdo Recomendado