Castelo de Pinhel acolhe hoje mais uma edição do Museu à Noite

Os Aquedutos voltam a ser tema da sessão de hoje do Museu à Noite, no dia em que Pinhel recebe e inaugura uma exposição itinerante do Museu da Água dedicada, precisamente aos Aquedutos de Portugal, pelas 21 horas.

A procura e o aproveitamento das nascentes de água para consumo humano levou o Homem a construir, desde cedo, estruturas arquitetónicas que permitissem um melhor aproveitamento da água.

Integram-se nestas construções os Aquedutos que transportavam a água desde as nascentes até aos grandes reservatórios (mães d’água), antes de chegarem aos diferentes fontanários públicos.
Alguns destes Aquedutos são verdadeiras obras de arte e muitos deles são património classificado, motivo que levou o Museu da Água (a cargo da EPAL – Grupo Águas de Portugal) a conceber uma exposição itinerante baseada num conjunto de 21 fotografias da autoria de Pedro Inácio, museólogo e investigador na área do Património Cultural.

A exposição, intitulada “Aquedutos de Portugal”, vai estar patente no Castelo de Pinhel, de 30 de março a 14 de maio.

E a propósito da vinda desta exposição itinerante do Museu da Água, o Museu à Noite de março será, também ele, dedicado ao tema “Aquedutos de Portugal – Água e Património”, contando com a presença e os conhecimentos do museólogo e fotógrafo Pedro Inácio.

A existência, na cidade de Pinhel, de um sistema de aquedutos subterrâneos que canalizavam a água de diferentes nascentes para o edifício do antigo Paço Episcopal (atual Casa da Cultura) e um melhor conhecimento de alguns troços, que foram limpos e explorados, justificam que o Museu à Noite volte a refletir sobre estas estruturas de engenharia hidráulica que preenchem o subsolo de algumas ruas da Cidade Falcão.

A iniciativa é organizada pelo Município de Pinhel através do Museu Municipal.


Conteúdo Recomendado