Cultura e luz enaltecem Almeida este fim de semana

O Festival Cultura e Luz, realiza-se entre dia 3 e 5 de julho, no centro histórico de Almeida, conta com várias áreas dedicadas às artes, à cultura, à ciência e à evolução tecnológica, entre outras.

O festival tem como objetivo promover atrair visitantes e dinamizar a economia local. A organização diz que se trata-se de um evento “inovador na região” e também “barato”, por ter um orçamento de “pouco mais de 20 mil euros”.

Segundo a organização, o programa inclui espetáculos e percursos de luz, projeções multimédia e de ‘vídeo mapping’ (projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares) nos edifícios e nos locais mais emblemáticos da vila, “que vão enaltecer a herança histórica local e garantir uma visita surpreendente a Almeida”.

O evento cultural vai envolver a comunidade local e todas as forças associativas do concelho de Almeida, admitindo o autarca que será “um momento de atração” para a vila e que “vai ter bastante público”.

O Festival Cultura e Luz, que começa pelas 18h30 de dia 3 de julho, sexta-feira, inclui animação musical, teatro de rua, esculturas de fogo, a realização da rota dos candeeiros coloridos e espetáculos multimédia, entre outras iniciativas.

Ao longo dos três dias do evento também haverá atividades específicas para as crianças, como a exibição de clássicos de animação infantil e “Uma viagem pelo corpo humano em 3D”, através do projeto Champimóvel, cedido pela Fundação Champalimaud.

O programa inclui ainda a realização de um concurso nacional de saltos e a inauguração da Ciclovia de Almeida.


Conteúdo Recomendado