Covilhã volta a ter Espaço dedicado aos Séniores

No passado dia 25 de outubto, pelas 15 horas, foi inaugurado o Centro de Ativ’Idades, um espaço totalmente dedicado aos seniores da Covilhã.

Localizado no piso -2 do edifício que alberga o Sporting Shopping Center, este novo Centro vai permitir concentrar num mesmo espaço, no centro da cidade, um conjunto de valências e serviços que visam um agradável convívio e partilha de experiências diferenciadas entre as pessoas de mais idade, com atividades que permitam preencher os tempos livres e alcançar um envelhecimento saudável.

O Centro de Ativ’Idades comporta variados espaços, nomeadamente a Receção, onde se vão gerir as diferentes áreas, divulgando as atividades e monitorizando os utentes; os Serviços Administrativos, onde toda a atividade do Centro será programada; o Conselho de Intervenção para a Pessoa Idosa, estrutura multidisciplinar com o objetivo de potenciar as capacidades dos idosos, privilegiando a qualidade de vida, a autonomia e a estimulação física e cognitiva; além de sala de informática, cantinho dos jogos, biblioteca e sala de leitura, ateliers diversos, ATL Avós e Netos, loja social e sala multiusos.

Durante a inauguração,o Presidente da Câmara, Vítor Pereira, apresentou a totalidade do projeto que se pretende implementar.

Também foi assinado um Protocolo com a Cáritas da Covilhã, para a qual serão disponibilizadas duas salas: uma que servirá de Sede social a esta entidade e uma novidade do Centro, a Loja Social, que irá receber bens que serão depois distribuídos por quem mais precisa e que será gerida em parceria pela Cáritas e pelos Serviços de Acção Social desta autarquia.

A par disso, encontra-se também disponível um espaço para implementação do programa de Fortalecimento Familiar, ligado ao projeto “Aldeias SOS Portugal”, que tem como objetivo intervir junto de famílias com fragilidades sociais.


Conteúdo Recomendado