Covid-19: Fundo de Emergência Municipal da Guarda atribui 135 mil euros de apoios

O Fundo de Emergência Municipal criado pela autarquia da Guarda para combater os efeitos económicos da pandemia causada pela covid-19, atribuiu um apoio financeiro no valor de 135 mil euros a empresas e empresários em nome individual.

A Câmara Municipal da Guarda, presidida por Carlos Chaves Monteiro, refere em comunicado enviado na passada sexta-feira à agência Lusa que “foram submetidas 396 candidaturas, das quais foram validadas 238” e “o valor total do apoio concedido foi de 135 mil euros”.

O município lembra que o prazo de candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal de Apoio às Empresas – “SalvaGuarda Empresas” terminou a 12 de abril, “mas a análise e validação das mesmas só terminou nos últimos dias”.

A autarquia criou o Fundo de Emergência Municipal de 500 mil euros “destinados a combater os efeitos económicos da pandemia da covid-19 e a apoiar as empresas do concelho na transição do confinamento em vigor para o período pós-pandemia”.

“Os apoios financeiros têm em vista auxiliar a liquidez da tesouraria quer de empresas, quer de empresários em nome individual”, lê-se.

Segundo a nota, as empresas que se candidataram a este apoio e tenham sofrido em 2020 quebras de faturação entre os 25 e os 40% ou quebras de faturação superiores a 40% recebem, respetivamente, a fundo perdido, 400 e 600 euros.

O regulamento do Fundo de Emergência Municipal de Apoio às Empresas, com o valor de 500 mil euros, foi aprovado pela Câmara Municipal da Guarda, por unanimidade, no dia 22 de fevereiro.

“Estes apoios não compensam, como é óbvio, todos os prejuízos que as empresas e os empresários tiveram e ainda estão a ter. São apenas apoios de tesouraria. Mas, nesta altura, um apoio de tesouraria pode ser muito importante, sobretudo sendo a fundo perdido”, considerou, na ocasião, o autarca Carlos Chaves Monteiro.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.168.333 mortos no mundo, resultantes de mais de 150,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.974 pessoas dos 836.493 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Conteúdo Recomendado