Covid-19: Câmara da Guarda adia 7.ª Feira Ibérica de Turismo para 2022

A Câmara Municipal da Guarda adiou a 7.ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) para 2022, em data a anunciar oportunamente, devido à pandemia de covid-19.

A autarquia, entidade organizadora do certame, referiu em comunicado enviado esta sexta-feira que “tomou a decisão de cancelar a 7.ª edição da FIT, prevista para 2021, em data que não chegou a ser definida”, após “auscultar diversas entidades portuguesas e espanholas”.

A decisão foi tomada devido à pandemia de covid-19 e “considerando as diversas orientações e recomendações, emitidas por diferentes organismos, e, principalmente, tendo em conta as condições atuais de saúde pública”.

“É vontade da organização realizar a 7.ª edição da FIT em 2022, em data que anunciaremos oportunamente”, acrescentou o município.

O município da Guarda salientou que lhe compete, “acima de tudo, garantir a segurança e saúde públicas, com a prudência e a responsabilidade social que são exigidas a todos neste momento”.

Carlos Condesso, diretor da FIT, citado no comunicado, tem “confiança que no próximo ano a imunidade de grupo na Península Ibérica já esteja totalmente garantida e que a Guarda e o país estarão prontos para receber com segurança as mais de 500 entidades portuguesas e espanholas inscritas na FIT, assim como Cuba, o país convidado, e a região de Ávila [Espanha] como destino de destaque”.

A organização promete que a 7.ª FIT será “ainda mais fortalecida, dinâmica” e “com vincada participação ibérica, dando um contributo importante para o setor do turismo, nomeadamente para o Turismo de Interior”.

“Consciente do impacto desta decisão, o município não pode deixar de lamentar este adiamento e reiterar, uma vez mais, a confiança e o agradecimento a todos aqueles que têm acompanhado a FIT ao longo das seis edições deste grande evento nacional, dedicado ao Turismo Ibérico”, lê-se.

A Câmara Municipal da Guarda sublinhou ainda na nota que a nível nacional “também outros certames do setor tomaram idêntica posição, tendo sido adiada, por exemplo, a realização da BTL, em Lisboa e anunciada já para 2022”.

A feira, que tem por lema “Uma feira. Dois países. O mundo” é organizada desde 2014 pela Câmara Municipal da Guarda, no Parque Urbano do Rio Diz.

De acordo com a autarquia, na última edição, em 2019, a FIT “registou mais de 35 mil visitantes e cerca de 500 entidades representadas, tendo tido a maior área coberta de sempre: 11.000 metros quadrados cobertos”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.168.333 mortos no mundo, resultantes de mais de 150,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.974 pessoas dos 836.493 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Conteúdo Recomendado