Conselho Municipal de Juventude de Aguiar da Beira em funcionamento

O presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira anunciou hoje que os membros do Conselho Municipal de Juventude já tomaram posse e que a primeira reunião daquele órgão consultivo deverá acontecer no primeiro trimestre do ano.

O autarca Joaquim Bonifácio referiu à agência Lusa que os membros do Conselho Municipal de Juventude, um órgão de caráter consultivo sobre matérias relacionadas com a política de juventude, tomaram posse no mês de fevereiro.

“É um órgão consultivo, mas queremos [que seja] um órgão com atividade e dinâmico. Queremos que a juventude seja mais participativa nas políticas concelhias”, observou, indicando que a primeira reunião deverá ser realizada durante o primeiro trimestre deste ano.

O responsável espera que os jovens do concelho de Aguiar da Beira, possam colaborar com o executivo municipal na discussão de “questões relacionadas com o concelho” e na ajuda para a resolução de problemas.

Apontou que “muitas vezes” os executivos municipais andam “absorvidos com esta e com aquela situação” e que, por isso, considera importante a participação dos jovens e o seu contributo para a apresentação de novos projetos e de novas ideias.

Com o Conselho Municipal de Juventude a funcionar, Joaquim Bonifácio admite que “até poderá haver retorno de muitos jovens que neste momento estão afastados do concelho, uns por questões de trabalho e outros por questões de estudos”.

Segundo o município de Aguiar da Beira, os representantes de instituições de juventude locais com assento naquele órgão irão contribuir para a definição das políticas municipais de educação, desenvolvimento local e de ação social e para a promoção de emprego jovem.

O Conselho Municipal de Juventude é o órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a política de juventude e visa colaborar na definição e execução das políticas municipais de juventude, assegurando a sua articulação e coordenação com outras políticas setoriais, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação e ensino superior, cultura, desporto, saúde e ação social.

É liderado pelo presidente da Câmara Municipal e integra um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores, o representante do município no Conselho Regional de Juventude, um representante de cada associação juvenil com sede no município inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens e representantes de associações de estudantes, de juventudes partidárias e de jovens.

O novo órgão consultivo tem sede no edifício dos Paços do Concelho e é apoiado em termos logísticos e administrativos pela autarquia de Aguiar da Beira.


Conteúdo Recomendado