Comemorações do V Centenário do Foral de Mêda iniciam amanhã

A Câmara Municipal de Mêda vai comemorar os 500 anos da atribuição de foral por Dom Manuel I, com um programa que começa amanhã e se prolonga até junho de 2020.

autarquia de Mêda, no distrito da Guarda, refere em comunicado que, “tendo consciência da importância do conhecimento e valorização do património e consequentemente da memória coletiva”, decidiu levar a cabo um programa alargado de comemorações dos 500 anos do foral.

O programa inclui um conjunto de iniciativas que, para além de comemorarem a produção e atribuição do referido documento, pretendem evocar um período da História de Portugal e, em particular, daquele território: o século XVI.

No âmbito das comemorações, a autarquia tenciona desenvolver várias iniciativas até junho de 2020, “dirigidas a públicos diferenciados, seja de âmbito pedagógico, para a comunidade escolar, seja para o público em geral”.

“Exposições, visitas guiadas, encenações, debates, colóquios e ‘workshops’, são algumas das atividades que se irão realizar ao longo do período de comemoração, tendo sempre por base as várias vertentes da vida quotidiana do século XVI: política, sociedade, gastronomia, arte, cultura, entre outros”, anuncia o município presidido por Anselmo Sousa.

De acordo com a fonte, as comemorações iniciam com uma sessão solene evocativa da data, a realizar na Casa Municipal da Cultura, seguida da abertura de uma exposição dedicada ao foral de Mêda, no Arquivo Municipal.

Pelas 21 horas, haverá um espetáculo de animação musical a ter lugar na Praça 12 de Novembro, em frente ao Tribunal.

 

Sábado – 01 de junho

14h30 – Cerimónia solene (Casa Municipal da Cultura)
18h – Inauguração da exposição V Centenário do Foral de Mêda: 1519-2019 (Arquivo Municipal)
21h – Espetáculo de animação musical (Praça 12 de Novembro – frente ao Tribunal)

 



Conteúdo Recomendado