Colóquio “Ciência e Inteligência Artificial” decorre em Mêda

O colóquio realiza-se esta sexta-feira, dia 11 de outubro, na Casa Municipal da Cultura, com início marcado para as 10 horas.

Organizado pela Câmara Municipal de Mêda, o Colóquio “Ciência e Inteligência Artificial” realiza-se esta sexta-feira, dia 11, com início marcado para as 10 horas, com a abertura da Exposição Tecnológica Itinerante da Altice Portugal, na Praça Cidade Nova, em frente à Biblioteca Municipal e Casa da Cultura. A sessão de abertura oficial começa às 10h45 e conta com a presença de Anselmo Sousa, presidente da Câmara Municipal de Mêda.

O primeiro painel, a cargo de Sofia Figueiredo, responsável técnico-científico do Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa, é apresentado às 11 horas e é dedicado ao tema “Da arte do Côa à Ciência Viva”, seguindo-se a temática “A arte de conjetura por uma probabilidade futura”, que será abordada por Fernando Carvalho Rodrigues, professor catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa e professor emérito no IADE – Instituto de Arte, Design e Empresa.

No período da tarde, o colóquio contempla duas apresentações subordinadas ao tema “Big Data Analytics”, por Noel Lopes, professor do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), e “Práticas Inovadoras promotoras de talentos”, por Maria Goreti Caldeira, presidente da direção da Associação Desenvolver o Talento (ADoT) da Guarda. A apresentação deste painel termina com uma demonstração de robótica por jovens da ADoT.

O evento conta com o apoio da Altice Portugal, da Associação Desenvolver o Talento, do Instituto Politécnico da Guarda, do Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e da Fundação Côa Parque.


Conteúdo Recomendado