Colóquio de Arqueologia e História de Penamacor reúne investigadores de Portugal e Espanha

A apresentação do II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor esteve a cargo de Pedro Salvado, Diretor do Museu Arqueológico José Alves Monteiro.

O II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor, que irá decorrer a 4, 5 e 6 de outubro, pretende assinalar os 40 anos do evento que decorreu com o mesmo nome em 1979, e reunir dados sobre o estado da investigação no concelho nas últimas quatro décadas.

Segundo uma nota informativa, este evento visa “compreender o que foi feito e o que está por fazer e preparar uma série de ações que contemplem a investigação histórica e arqueológica em Penamacor, fomentando a interação académica e regional”.

O colóquio irá reunir vários investigadores de Coimbra, Porto, Lisboa, Évora, Castelo Branco, Cáceres, Salamanca, Ávila, Madrid e Penamacor, entre outros. Do programa estão previstas comunicações sobre diversas temáticas, tais como Pré e Proto-História Peninsular: Circulações entre Territórios Malcata-Gata; O Domínio Romano: Religião, Poder e Circulação; Guerra, Paz e Permeabilidades: A Fronteira da Baságueda do Século XII ao Século XX; Patrimónios e Tradições em Terras da Raia Luso-Extremenha; e Desenvolvimento Local Património e Turismo.

Para além da apresentação de Posters e do Ebook “Arqueologia, História e Património de Mário Pires Bento” está também agendado um espetáculo etnomusical e uma visita guiada.

Por ultimo, será inaugurada a exposição “Bibliografia Territorial – Penamacor 40 Anos Em Imagens” no Museu Municipal.


Conteúdo Recomendado