Segundo Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, da Guarda, “existiu, no século XVI, um elefante que caminhou de Lisboa a Viena, para ser oferecido pelo Rei de Portugal, Dom João III, ao seu primo, Maximiliano II, Arquiduque da Áustria”.
“A estória foi contada por José Saramago no livro ‘A Viagem do Elefante’ e, em 2022, o Clube Escape Livre vai recriá-la num passeio de todo terreno icónico, de Lisboa a Figueira de Castelo Rodrigo, percorrendo os trilhos das pegadas do elefante Salomão”, adiantou hoje o responsável, na apresentação do calendário de atividades para este ano.
O novo passeio do Clube Escape Livre, promovido em parceria com o projeto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, irá decorrer em junho de 2022.
A apresentação do projeto Off Road Caminho de Salomão será feita no dia 08 de junho, na Fundação Saramago, em Lisboa, com a presença das várias entidades parceiras.
“Belém, Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda, Cidadelhe e Castelo Rodrigo, fazem parte do itinerário imaginado por José Saramago e que os participantes deste passeio todo terreno vão percorrer e visitar”, adiantou o responsável à agência Lusa.
O Off Road Caminho de Salomão faz parte dos “projetos especiais” do Clube Escape Livre, que também incluem a 1.ª Volta Elétrica a Portugal (a realizar em maio), a rota da EN 18 entre Guarda e Ervidel (com 388 quilómetros) e “Dar neve a Lisboa” (agendada para os dias 06 e 07 de agosto, em parceria com a Marinha do Tejo).
Entre outras atividades, o Clube Escape Livre prevê realizar este ano o 11.º Raid do Bucho e Outros Sabores (07 a 09 de maio), o Classic Cars Tour (18 a 20 de junho), o Guarda Racing Days(10 a 11 de julho), o XXII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo (24 e 25 de julho), o Drift de Pinhel (21 e 22 de agosto), o Termas Centro Classic Cars (10 a 12 de setembro), o Mercedes-Benz 4MATIC Experience – Caminhos de Santiago (01 a 05 de outubro), o XVIII Off Road Bridgestone/First Stop – Centro de Portugal (15 a 17 de outubro), e o 5.º Raid TT Vinhos Beira Interior (19 a 21 de novembro).
A secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que assistiu à divulgação oficial do calendário de atividades do Clube Escape Livre para 2021, disse que as iniciativas são “excelentes exemplos” de como valorizar o património natural e cultural do território.
Acrescentou que “são um importante fator de dinamização dos territórios” e ajudam a atrair investimento e pessoas.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, valorizou as iniciativas programadas pelo clube da cidade mais alta do país e mostrou-se satisfeito e orgulhoso por serem apresentados novos projetos em tempos de pandemia.