Clube Escape Livre apresentou o calendário para 2023

O Calendário de Atividades do Clube Escape Livre para 2023 tem inscritas 13 iniciativas onde o todo-o-terreno turístico e de lazer, os automóveis clássicos e a competição automóvel são destaques.

O Clube Escape Livre (CEL) apresentou o seu Calendário de Atividades 2023 com algumas novidades, ontem, 25 de janeiro, na sala António Almeida Santos, no edifício da Câmara Municipal da Guarda, numa cerimónia que esteve repleta de convidados.


A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, do presidente do clube, Luís Celínio e do seu diretor criativo e de eventos especiais Luís Coelho.


O presidente da autarquia tomou a palavra na abertura da cerimónia, destacando o facto do “Clube Escape Livre ser o exemplo perfeito de que é possível estar localizado no interior e pensar em promover a região a nível nacional e mesmo a nível global”.


Por isso, como fez questão de sublinhar “o apoio ao Clube Escape Livre faz todo o sentido por proporcionar à cidade e à região a dinâmica que necessitamos para atrair pessoas e dinamizar as nossas unidades hoteleiras e de restauração. Bem hajam pelo vosso trabalho e contem sempre com o Município da Guarda para apoiar as vossas iniciativas”.


O Calendário de Atividades do Clube Escape Livre para 2023 tem inscritas 13 iniciativas onde o todo-o-terreno turístico e de lazer, os automóveis clássicos e a competição automóvel são destaques.


No entanto, as atividades começam com a comemoração dos 50 anos do Programa Escape Livre, o programa de rádio de maior longevidade do país, com um espetáculo de Luís de Matos no Teatro Municipal da Guarda, no dia 11 de fevereiro.


Segue-se o tradicional Raid do Bucho e Outros Sabores que levará, nos dias 17 a 19 de março, a caravana Clube Escape Livre até à Freineda, com passagem em Videmonte, nos Baloiços da Rapa e nos Passadiços do Mondego.


O Off Road Bridgestone/First Stop Caminho de Salomão, “um enorme sucesso” em 2022, regressa este ano “para palmilhar o percurso entre Belém e a Castelo Rodrigo”, tendo como marca oficial a Suzuki.


Outra iniciativa que faz parte da história do Clube Escape Livre é a Aventura Dacia que vai para estrada nos dias 5 a 7 de maio, tendo como base a vila de Tábua e os troços de Lousã, Góis e Arganil, parte do percurso do Rali de Portugal.


Nos dias 19 a 21 de maio, Estremoz vai receber a sétima edição do “She’s Mercedes Off Road Experience”, direcionado para “as senhoras que conduzem Mercedes”.


A Mercedes volta a estar em destaque com o passeio Mercedes-Benz 4MATIC Experience dedicado aos proprietários de SUV da casa de Estugarda, que terá como base as Termas de São Pedro do Sul.


A grande aventura internacional do Clube Escape Livre leva uma limitada caravana de portugueses até à Namíbia, numa iniciativa “muito bem acolhida pelo grupo de aventureiros do Escape Livre” que vai visitar as dunas de Sossusvlei, Walvisbay e o Etosha Park.


O Clube Escape Livre realiza a quarta edição do Classic Cars Tour que vai ligar Guarda, Trancoso, Mêda, Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo num passeio turístico que vai visitar Salamanca e o Museu de Historia de La Automocion.


Em colaboração com as Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, o CEL vai recriar a primeira prova de automobilismo por etapas de Portugal, o Circuito das Beiras. Vai para a estrada nos dias 14 a 17 de setembro celebrando 120 anos e recriando o percurso de cerca de 400 quilómetros com carros pré-Guerra e pós-Guerra até 1978.


A temporada de competição automóvel começa nos dias 8 e 9 de julho com o Guarda Racing Days, a celebração da competição na Cidade Mais Alta aberta a quatro categorias distintas de veículos.


Segue-se o Slalom de Castelo Rodrigo que faz realizar nos dias 22 e 23 de julho duas provas a contar para o Campeonato de Portugal de Perícias e, ainda, para o Troféu Raiano.


Destaque, ainda, para o 10º Aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 que, como habitualmente, verá o lançamento de mais uma chávena para a coleção “Chávenas do Tempo”.

A organização é do Clube Escape Livre, Instituto Politécnico da Guarda e Rádio Altitude, com a parceria da Câmara Municipal da Guarda e Junta de Freguesia da Guarda e o apoio da SPAL, CAUNY e COFICAB.


Presentes na conferência, Carlos Condesso, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Luís Mata, diretor do Museu Automóvel de Salamanca, David Pinto, vereador da Câmara Municipal de Tábua e Luís Baptista Martins, diretor da Rádio Altitude que tiveram ocasião de intervir sobre as atividades que têm em parceria com o Escape Livre.


No final da cerimónia, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, mostrava-se satisfeito por “continuarmos a ser ambiciosos no sentido de sermos a referência no que toca à divulgação da Beira Interior. Ao longo dos anos provamos que quem aposta nas iniciativas e atividades do Clube Escape Livre recebe amplo retorno. E no ano em que a origem de tudo isto – o Programa Escape Livre na Rádio Altitude nascido a 13 de fevereiro de 1973 – cumpre 50 anos e o Clube já vai nos 37 anos, este calendário de atividades mostra-se dinâmico e aponta o caminho para os próximos 50 anos!”


Conteúdo Recomendado