Teatro Municipal da Guarda recebe o “Homem-Almofada” esta noite

A peça de teatro traz ao de cima o lado humano mais arrepiante, revelando segredos e facetas que tentamos há muito esconder.

O Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) acolhe hoje, dia 26 de janeiro, a peça de teatro “Homem-Almofada”, de Martin McDonagh e encenada por Filipe Gouveia, às 21h30.


A peça de teatro “traz ao de cima o lado humano mais arrepiante, revelando segredos e facetas que tentamos há muito esconder. Revela-nos tudo isso de uma golpada só com um longo cutelo que nos tira o fôlego. Como é que os traumas da nossa infância nos moldam? Um espetáculo de teatro que interroga e perscruta quais os limites da condição humana”.


O espetáculo relata a história de duas crianças que aparecem mortas e uma terceira encontra-se desaparecida, num clima de ditadura totalitária. Os terríveis assassinatos são réplicas de alguns contos do escritor Katurian, que é detido e levado para uma sala de interrogatório por dois detetives carismáticos e pouco convencionais.


“A vida de Katurian é dissecada, revelando-nos a relação com o seu irmão “atrasado”, a terrível morte dos seus pais e os seus contos doentios e influenciadores enquanto os detetives tentam perceber a sua culpabilidade e o paradeiro da terceira criança”, refere a organização.


“Pillowman”, nome original da obra, teve a sua estreia absoluta a 13 de novembro de 2003 no National Theatre at the Cottesloe, Londres, com encenação de John Crowley. Em seguida, a produção foi realizada na Broadway pelo National Theatre, Robert Boyett Theatricals LLC and RMJF Inc., com estreia na Booth Theatre, em Nova Iorque, a 10 de abril de 2005.


A versão portuguesa que será apresentada no TMG conta com a interpretação de Ana Pessoa, Catarina Vigário, Diogo Freitas e Genário Neto, e é coproduzida pela Teatro Narciso Ferreira – Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Municipal da Guarda, Teatro Diogo Bernardes/Ponte de Lima e Teatro Municipal de Gaia.


Conteúdo Recomendado