CISE organiza Dia Aberto à comunidade

Uma oportunidade para conhecer e olhar a Serra da Estrela sob um outro prisma.

No dia 23 de novembro, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela abre as suas portas à comunidade, um convite para visitar e conhecer as suas exposições, neste dia gratuitamente.


As visitas guiadas às salas de exposições acontecem às 10h30, às 14h30 e às 16 horas e são o ponto de partida essencial para conhecer a mais alta cadeia montanhosa do continente português.


A viagem à serra da Estrela tem início na sala de exposições permanente, alusiva ao espaço e ao território, onde são apresentados, de forma atrativa em diferentes suportes expositivos, diversas áreas do conhecimento que integram aspetos científicos, didáticos e lúdicos, relativos ao planeta Terra, à região Centro de Portugal e à serra da Estrela.


Já na sala Património e Natureza, atualmente dedicada às “Lagoas da Estrela – água, energia e biodiversidade”, é retratada a biodiversidade associada às lagoas naturais e artificiais e cursos de água na área de influência do Sistema Hidroelétrico da Serra da Estrela (SHSE), destacando a singularidade da biodiversidade de invertebrados que ocorrem na área e dando a conhecer o processo de produção de energia, a sua relevância atual e histórica, promovendo a reflexão sobre o uso racional da energia e dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente e a biodiversidade, refere uma nota da organização.

O programa contempla também, às 15 horas, a entrega dos prémios do concurso de XVI Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE – Património Ambiental da Serra da Estrela.

Pelas 16 horas, Fernando Correia, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e especialista em Ilustração Científica (IC) e Comunicação Científica visual, partilhará com a plateia a sua perspetiva sobre a Ilustração Científica – janelas para a natureza e a ciência.




Conteúdo Recomendado